A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram

A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento para cooperar em projetos de exploração, produção e processamento de petróleo e gás. O acordo visa ampliar a produção e a eficiência operacional em campos existentes e novas áreas no México, especialmente no Golfo do México.
A parceria envolve a troca de tecnologias e conhecimentos técnicos para aumentar a produção em campos maduros, bem como o desenvolvimento de projetos em águas profundas e ultraprofundas. A iniciativa também inclui ações no setor industrial, como refino, petroquímica, fertilizantes e processamento de gás. Além disso, busca a melhoria da eficiência energética, a redução de emissões e a produção de combustíveis com menor impacto ambiental.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou o interesse da empresa na exploração no Golfo do México mexicano e no incremento da produção em campos maduros. Ela afirmou que a cooperação será proveitosa para ambos os países, ao ampliar o potencial de exploração e produção da Petrobras no México.
Juan Carlos Carpio Fragoso, diretor-geral da Pemex, afirmou que o acordo abre oportunidades para ampliar a produção, especialmente em águas profundas, áreas de óleo pesado e extrapesado, campos maduros e potencial pré-sal. Para ele, o entendimento reforça a estratégia da Pemex de otimizar e expandir sua produção no Golfo do México.
O memorando tem validade de dois anos, com possibilidade de renovação, e não é vinculante, ou seja, não obriga as partes a realizarem investimentos. O acordo também não cria sociedades, consórcios ou joint ventures entre as empresas. Projetos futuros dependerão de novas negociações, análises de viabilidade e aprovações internas de ambas as companhias.
A cooperação ocorre em um momento de fortalecimento da exploração e produção de petróleo no México e tem como objetivo promover sinergias entre as duas estatais. As ações conjuntas poderão impactar setores estratégicos da cadeia de óleo e gás, gerando oportunidades para inovação e aumento da eficiência operacional.
Essa aproximação reforça a tendência de parcerias entre empresas estatais do setor petrolífero na América Latina, buscando otimizar recursos técnicos e operacionais. O acordo segue uma agenda para desenvolver projetos que contribuam para a sustentabilidade e competitividade da indústria de petróleo e gás na região.
No curto prazo, a expectativa é que a troca de conhecimento técnico fortaleça as capacidades exploratórias e produtivas das empresas. O memorando traça um caminho para a cooperação que pode resultar em avanços tecnológicos e expansão de negócios nos setores de exploração e industrialização do petróleo.
—
Palavras-chave relacionadas: Petrobras, Pemex, petróleo, gás natural, exploração, produção, Golfo do México, refino, petroquímica, fertilizantes, eficiência energética, redução de emissões, combustíveis, acordo de cooperação, memorando de entendimento.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com