Economia

O Espírito Santo voltou a ocupar a segunda posição no

O Espírito Santo voltou a ocupar a segunda posição no
  • Publishedfevereiro 11, 2026

O Espírito Santo voltou a ocupar a segunda posição no ranking de produção de petróleo no Brasil em 2025, ultrapassando São Paulo e ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o estado capixaba respondeu por 5,12% da produção nacional, contra 4,89% de São Paulo.

No ano passado, o Espírito Santo produziu 70,45 milhões de barris de petróleo, um aumento de 24,3% em relação aos 56,65 milhões de barris de 2024. O crescimento está ligado, entre outros fatores, à atuação do navio-plataforma Maria Quitéria, que opera no campo de Jubarte, no sul do estado, e teve uma produção média de 152 mil barris por dia, equivalente a 4,14% do total nacional.

O campo de Jubarte é um dos cinco maiores produtores do país, ao lado dos campos de Tupi, Búzios, Mero e Itapu. Juntos, esses campos representam cerca de 65% da produção marítima de petróleo no Brasil. O Rio de Janeiro concentra a maior fatia, com 87,8% da produção total do país.

De acordo com Nathan Diirr, gerente de Ambiente de Negócios do Observatório Findes, o Espírito Santo deve aumentar a produção nos próximos meses com a retomada das operações do navio-plataforma Maria Quitéria, paralisado desde dezembro de 2025 para reparos no gasoduto. A retomada está prevista para o final de fevereiro de 2026 e pode acrescentar até 100 mil barris diários.

A produção brasileira de petróleo atingiu um recorde em 2025, com um aumento de 12,3% em relação a 2024, totalizando uma média diária de 3,77 milhões de barris. A produção de gás natural também cresceu, subindo 17% e alcançando uma média diária de 179 milhões de metros cúbicos.

Quase 80% da produção nacional de petróleo e gás provém dos reservatórios do pré-sal. O pós-sal e a produção terrestre respondem juntos por cerca de 20% do total.

O crescimento da produção no Espírito Santo reforça sua posição estratégica no setor energético brasileiro e sinaliza novos investimentos para a região nos próximos anos.

Palavras-chave para SEO: produção de petróleo, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo, ANP, navio-plataforma Maria Quitéria, Campo de Jubarte, produção de gás natural, pré-sal, campo de Tupi, campo de Búzios, produção marítima, produção recorde, petróleo brasileiro.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply