O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mutirões de atendimento neste sábado (7) e domingo (8) em várias regiões do país, oferecendo 11.135 vagas para agilizar a análise e concessão de benefícios. As ações ocorrem em nove estados do Nordeste, cinco do Norte, além do Rio de Janeiro, Paraná e outras cidades, com a intenção de reduzir o tempo de espera por perícia médica e avaliação social.
Os atendimentos incluem perícia médica, realizada em parceria com o Ministério da Previdência Social, e avaliação social necessária para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os interessados podem agendar horário pelo telefone 135, aplicativo ou site Meu INSS.
No Nordeste, estão disponíveis 7.465 vagas distribuídas em nove estados. O Ceará concentra 2.830 vagas, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. A Bahia oferece 980 vagas em Salvador e Itabuna, enquanto o Piauí disponibiliza 743 em Teresina. Pernambuco tem 710 vagas, espalhadas por Recife, Caruaru e Petrolina. Sergipe oferece 340 vagas em Aracaju, Alagoas 322 em Maceió, Paraíba 295 em Campina Grande e João Pessoa, e Rio Grande do Norte 20 em Natal.
Na Região Norte, são 2.375 vagas. O Amazonas oferece 750 vagas em Manaus, Pará 640 vagas entre Belém e Altamira, Rondônia 470 vagas em Porto Velho, Acre 350 vagas em Rio Branco e Amapá 165 vagas em Macapá.
No Sudeste, o Rio de Janeiro concentra os mutirões exclusivamente no dia 7 de fevereiro, com 895 vagas em cidades como Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Nilópolis, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Bangu e Engenheiro Trindade.
Na Região Sul, o atendimento ocorre no Paraná, com 400 vagas distribuídas entre Francisco Beltrão (160) e Maringá (240).
O INSS ainda organiza mutirões para as próximas semanas em Minas Gerais, com atendimentos nos dias 28 de fevereiro, 1º, 7 e 8 de março. Em São Paulo, as ações estão previstas para 21 e 28 de fevereiro em Carapicuíba, Itapevi e Ribeirão Preto, com etapas adicionais em março na cidade de Franca.
As agências e serviços do INSS retomaram o funcionamento após cinco dias e o instituto destacou que dará prioridade aos cidadãos que tiveram seus agendamentos desmarcados durante o período.
Palavras-chave relacionadas:
INSS, mutirão, atendimento, perícia médica, Benefício de Prestação Continuada, BPC, agendamento, Meu INSS, benefícios previdenciários, perícia social, agências INSS, Rio de Janeiro, Nordeste, Norte, Paraná, Minas Gerais, São Paulo
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com