O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou

Imagem: s2-g1.glbimg.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo (23), em Joanesburgo, África do Sul, que pretende assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no dia 20 de dezembro, durante a reunião da Cúpula dos Líderes do Mercosul em Foz do Iguaçu (PR).

Lula informou que não planeja realizar viagens internacionais neste ano, exceto para Brasília ou para Foz do Iguaçu, onde será oficializada a assinatura do acordo. O Brasil ocupa a presidência rotativa do Mercosul neste semestre.

O acordo de livre comércio entre os dois blocos foi formalmente apresentado pela Comissão Europeia em setembro. Agora, a aprovação depende do Parlamento Europeu, dos estados-membros da União Europeia e dos países do Mercosul.

A cúpula de líderes será o momento em que o Mercosul pretende avançar na ratificação do acordo. Até o momento, o presidente da Argentina, Javier Milei, não confirmou presença no evento e, em julho, criticou o grupo, afirmando que prejudicava a maioria dos cidadãos.

No início de dezembro, durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Lula defendeu a necessidade de o Mercosul e a União Europeia avançarem no acordo em suas respectivas reuniões.

A assinatura do acordo comercial busca ampliar as relações econômicas entre os dois blocos, facilitando o comércio de bens e serviços e buscando eliminar barreiras tarifárias e não tarifárias.

A aprovação final no Parlamento Europeu e pelos estados-membros da União Europeia ainda depende de debates e negociações internas, assim como o processo de ratificação nos países do Mercosul.

O avanço do acordo pode influenciar setores produtivos, cadeias de valor e investimentos em ambas as regiões, além de estabelecer parâmetros para a política comercial futura do Mercosul.

A definição da data para assinatura no fim do ano sinaliza uma tentativa de concretizar o entendimento após anos de discussões e esforços diplomáticos entre os blocos.

Palavras-chave relacionadas: Lula, acordo Mercosul-União Europeia, Mercosul, União Europeia, comércio internacional, cúpula do Mercosul, Foz do Iguaçu, presidente Lula, Javier Milei, ratificação do acordo.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile