Luiz Carlos Sá lançou na sexta-feira (21) o EP “Sambas

Luiz Carlos Sá lançou na sexta-feira (21) o EP “Sambas de mato” e grava um novo álbum com parcerias de Almir Sater, Chico César, Ivan Lins e outros. O lançamento marca a continuidade da carreira solo do artista, sete meses após o fim da dupla Sá & Guarabyra.

O EP reúne cinco músicas autorais inspiradas nas experiências de Sá em praias, matas, serras e sertões brasileiros, vividas em viagens feitas ao lado de Guttemberg Guarabyra durante as turnês da dupla. Entre as faixas está “Bananeira de São José”, já lançada como single no dia 27 de outubro.

Além de “Bananeira de São José”, o EP traz as canções “Zurumzum”, “Belém, Belém, Belém”, “Goiana” e “Histórias de Esmeralda”. “Zurumzum” foi composta a partir das pescarias e passeios na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, onde Sá costumava passar o tempo com Luhli, falecido em 2018.

A música “Belém, Belém, Belém” retrata a primeira visita do músico à capital do Pará, buscando evocar o som dos sinos da cidade por meio da repetição do nome no título. Já “Goiana” surgiu na década de 1970 durante uma viagem de verão em Correntina, Bahia, quando Sá e Guarabyra conheceram uma mulher que inspirou a letra.

“Histórias de Esmeralda” é uma composição de Luiz Carlos Sá em parceria com Constant Papineanu. O EP é lançado pela gravadora Kuarup e representa o segundo trabalho solo de Sá, após o álbum “Solo e bem acompanhado” de 2023.

Paralelamente ao EP, Luiz Carlos Sá desenvolve um álbum que contará com participações de nomes como Almir Sater, Gabriel Sater, Chico César, Ivan Lins e Zeca Baleiro. O projeto inclui ainda um livro de crônicas, ambos previstos para serem lançados em 2026.

O EP “Sambas de mato” serve como uma amostra desse trabalho mais amplo, que resgata referências das viagens e memórias do artista, ampliando sua trajetória após a dissolução da dupla Sá & Guarabyra.

Palavras-chave: Luiz Carlos Sá, Sambas de mato, EP Luiz Carlos Sá, Sá & Guarabyra, Almir Sater, Chico César, Ivan Lins, Zeca Baleiro, música brasileira, lançamento musical, álbum 2026, gravadora Kuarup.

Fonte: g1.globo.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile