Tecnologia

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que

  • Publishedoutubro 29, 2025

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa (EUA), para atender principalmente a demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que operou por 45 anos e está fechada desde 2020, deve voltar a funcionar em 2029, com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.

O Google firmou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra, principal viabilizador financeiro do projeto de reabertura da usina. A parceria é apontada como modelo para ampliar a capacidade energética dos Estados Unidos, com geração de energia limpa, acessível e criação de empregos no setor de tecnologia.

Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a colaboração é fundamental para impulsionar a economia movida por IA, buscando fontes estáveis e sustentáveis para o crescente consumo elétrico.

A NextEra Energy é uma das maiores companhias de energia elétrica dos Estados Unidos e tem planos de explorar novas oportunidades de geração nuclear com o Google, em resposta ao aumento da demanda causado pela expansão da inteligência artificial.

O consumo de energia por data centers de IA tem crescido expressivamente. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que esse consumo deve dobrar até 2030, o que tem motivado empresas de tecnologia a buscar fontes energéticas confiáveis e de baixo impacto ambiental.

Esse cenário tem impulsionado o interesse pela energia nuclear no setor privado. Em 2023, a Microsoft assinou um contrato semelhante com a Constellation Energy para a reabertura da usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028.

Após o desastre nuclear de Fukushima, em 2011, e o avanço do gás de xisto nos Estados Unidos como fonte mais barata de energia, o setor nuclear passou por declínio. Agora, o aumento da procura por energia limpa e constante, impulsionado pelas necessidades da IA, tem provocado um “renascimento” da energia nuclear.

Especialistas alertam, porém, para a necessidade de cautela na reativação de usinas nucleares. Eles ressaltam que toda reabertura deve respeitar rigorosos padrões de segurança e regulamentos para evitar riscos ambientais e operacionais.

O uso crescente de energia para projetos de IA e data centers coloca pressão sobre o sistema energético mundial, reforçando a busca por alternativas que equilibrem custos, segurança e emissões de carbono.

A reativação da usina nuclear em Iowa e os contratos de longo prazo firmados por grandes empresas de tecnologia indicam uma tendência de integração entre o setor energético e a indústria da inteligência artificial nos Estados Unidos.

Este movimento pode servir de modelo para investimentos futuros em energia limpa, necessários para acompanhar o crescimento da demanda provocada pelas novas tecnologias.

Palavras-chave relacionadas para SEO:
energia nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, usina Duane Arnold, energia limpa, contratos de energia, expansão da IA, reativação de usinas nucleares, segurança energética, investimento em energia, energia sustentável, mercado energético EUA.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply