A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que
A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa (EUA), para atender principalmente a demanda energética dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina esteve em operação por 45 anos e está fechada desde 2020; a reativação está prevista para 2029.
O Google firmou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra, que viabiliza o investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão para a reabertura da planta. Segundo Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, a parceria representa um modelo para ampliar a capacidade de geração energética limpa e confiável, além de gerar empregos ligados à economia da IA.
O aumento constante no consumo de eletricidade provocada pelo avanço da inteligência artificial pressionou o Google a buscar fontes estáveis e de baixa emissão de carbono. A empresa informou também que pretende explorar novas oportunidades em geração nuclear com a NextEra, acompanhando a expansão da demanda por eletricidade.
A NextEra Energy é uma das maiores companhias de energia dos Estados Unidos, e a Duane Arnold Energy Center funcionou até 2020 na produção de energia nuclear. A reativação da usina integra uma tendência que observou um “renascimento” da energia nuclear nos últimos anos, motivado pelo aumento da necessidade de fontes limpas e confiáveis.
Em 2023, a Microsoft firmou um acordo semelhante com a Constellation Energy para reabrir a usina Three Mile Island, na Pensilvânia, em 2028. Segundo o Financial Times, o interesse pela energia nuclear cresceu após queda do setor causada pelo desastre de Fukushima em 2011 e a popularização do gás de xisto, uma alternativa mais barata na época.
A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o consumo de energia dos data centers deve dobrar até 2030, intensificando a busca por fontes energéticas que assegurem fornecimento constante e baixo impacto ambiental. Dados centers de IA consomem energia equivalente à de milhões de residências, conforme relatórios do setor.
Especialistas consultados pelo Financial Times apontam que a reativação de usinas nucleares exige cuidados rigorosos com segurança e regulação para evitar riscos ambientais e operacionais. Qualquer projeto de reabertura deve seguir essas normas para garantir a viabilidade e a segurança do empreendimento.
O projeto da NextEra e Google destaca a importância de garantir energia confiável e acessível em meio à crescente demanda gerada pela inteligência artificial. A iniciativa indica uma tendência de empresas de tecnologia investirem em fontes de energia limpa para suportar o crescimento dos sistemas digitais.
—
Palavras-chave: energia nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, Duane Arnold Energy Center, reativação de usina, energia limpa, data centers, consumo de energia, contrato de energia, geração de eletricidade, segurança nuclear, mercado energético, investimento, Three Mile Island, Microsoft, economia da IA.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com