A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a
A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para fornecer energia aos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. O plano prevê a retomada das operações em 2029, com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.
O Google firmou um contrato de 25 anos com a NextEra para a compra da energia gerada pela usina. A empresa de energia afirmou que o acordo foi fundamental para viabilizar o investimento na reabertura da planta, fechada desde 2020 após 45 anos de operação.
Segundo a Alphabet, empresa controladora do Google, a parceria exemplifica a necessidade de ampliar a capacidade energética do país com fontes limpas e confiáveis, que não comprometam o acesso e gerem empregos vinculados à economia da IA. A companhia também anunciou a intenção de explorar novas oportunidades de geração nuclear com a NextEra diante do aumento da demanda por eletricidade.
O crescimento acelerado da inteligência artificial tem elevado significativamente o consumo de energia dos data centers. Em abril deste ano, a Agência Internacional de Energia (AIE) projetou que a demanda por eletricidade desses centros pode dobrar até 2030. A busca por fontes estáveis e com baixa emissão de carbono tem impulsionado o interesse pela energia nuclear, considerada uma alternativa para suprir essa necessidade.
Em 2023, a Microsoft também firmou um acordo semelhante com a Constellation Energy para reativar a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para voltar a operar em 2028. Esse movimento indica um possível “renascimento” da energia nuclear, que sofreu declínio após o desastre de Fukushima, no Japão, em 2011, e com a expansão do gás de xisto como alternativa mais barata.
Especialistas consultados pelo Financial Times destacam, no entanto, a importância da cautela para reabrir usinas nucleares desativadas. Eles alertam para a necessidade de rigorosos padrões de segurança e regulação a fim de minimizar riscos ambientais e operacionais.
A NextEra Energy é uma das maiores companhias de energia dos Estados Unidos e tem atuado para atender à demanda crescente por eletricidade no país. A parceria com o Google representa uma tendência das empresas de tecnologia em buscar matrizes energéticas sustentáveis para suportar o avanço da inteligência artificial.
Com o aumento da demanda energética e a atenção às questões ambientais, a reativação de usinas nucleares pode ser uma alternativa para garantir o fornecimento necessário à expansão da IA. Contudo, a operação segura dessas instalações permanece como prioridade para evitar impactos negativos.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO: NextEra Energy, usina nuclear, Duane Arnold Energy Center, Google, inteligência artificial, energia limpa, data centers, consumo de energia, energia nuclear nos EUA, reativação de usinas nucleares, investimento em energia, segurança nuclear, mercado energético, crise energética, expansão da IA.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com