A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a
A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender à crescente demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina deverá voltar a operar em 2029, com um investimento previsto em mais de US$ 1,6 bilhão, viabilizado por um contrato de compra de energia firmado por 25 anos entre as empresas.
A Duane Arnold funcionou por 45 anos e foi desativada em 2020. A NextEra Energy afirma que o acordo com o Google é fundamental para custear a reabertura da planta. Segundo Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, a parceria é um modelo para ampliar a capacidade energética do país com fontes limpas e confiáveis, gerando empregos e sustentando a economia impulsionada pela IA.
O Google também planeja explorar outras oportunidades de geração nuclear junto à NextEra, em resposta à maior demanda por eletricidade impulsionada pela expansão da inteligência artificial. A empresa reforça o compromisso com fontes de energia estáveis e de baixo carbono.
O aumento significativo no consumo de eletricidade pelos data centers de IA tem motivado grandes companhias de tecnologia a buscar fontes de energia que atendam à necessidade de alta confiabilidade e sustentabilidade. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) projetou que o consumo dos data centers deve dobrar até 2030.
Além do Google, outras empresas do setor têm investido na reativação ou construção de usinas nucleares. Em 2023, a Microsoft assinou contrato para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para operar em 2028. Esses movimentos refletem um “renascimento” da energia nuclear, depois de um período de declínio provocado por acidentes como o de Fukushima, em 2011, e pelo avanço do gás de xisto como alternativa mais barata.
Especialistas apontam que, embora a energia nuclear ofereça uma fonte estável e com baixa emissão de carbono, a reativação de usinas inativas exige rigorosos padrões de segurança e regulação para prevenir riscos ambientais e operacionais. A NextEra Energy e seus parceiros afirmam que seguirão todos os protocolos necessários para garantir a operação segura da planta.
O projeto da NextEra e do Google destaca a importância de investimentos significativos na infraestrutura energética para suportar a expansão da inteligência artificial. À medida que a demanda por eletricidade cresce, a busca por fontes sustentáveis e confiáveis deve moldar o futuro do setor, com a energia nuclear desempenhando papel central nesse cenário.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO: usina nuclear, energia nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, projeto energético, energia limpa, reativação de usinas, investimento em energia, Three Mile Island, sustentabilidade energética, demanda por energia, fontes renováveis.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com