O governo da Austrália anunciou neste sábado (27)

O governo da Austrália anunciou neste sábado (27) que vai dobrar a multa para plataformas que permitirem o acesso de menores de 16 anos a redes sociais, elevando o valor para US$ 68 milhões. A medida visa reforçar a proibição estabelecida para proteger a saúde mental dos adolescentes.
A decisão foi tomada após estudos indicarem que o uso de redes sociais pode agravar problemas de saúde mental entre jovens. As plataformas terão que implementar mecanismos mais rigorosos para verificar a idade dos usuários e impedir o acesso de menores.
O valor da multa atual não vinha surtindo efeito suficiente para garantir o cumprimento da legislação. Com o novo teto, o governo pretende aumentar a responsabilidade das empresas e garantir maior fiscalização. As penalidades serão aplicadas caso as plataformas falhem em bloquear o registro ou a navegação por menores de 16 anos.
Especialistas em saúde pública apoiam a medida, ressaltando a necessidade de proteger adolescentes dos impactos negativos associados ao uso excessivo das redes sociais. Organizações de tecnologia ainda não comentaram oficialmente sobre a mudança nas multas.
A regulamentação faz parte de um esforço mais amplo do governo australiano para enfrentar os desafios relacionados ao uso da internet por jovens. Acompanhar o cumprimento da norma será um dos próximos passos das autoridades responsáveis.
Até o momento, não há detalhes sobre novas medidas para além do aumento das multas. A reportagem segue em atualização conforme mais informações forem divulgadas.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com