Tecnologia

O governo da Austrália anunciou neste sábado (27)

O governo da Austrália anunciou neste sábado (27)
  • Publishedjunho 27, 2026

O governo da Austrália anunciou neste sábado (27) que vai dobrar a multa para plataformas que permitirem o acesso de menores de 16 anos a redes sociais, elevando o valor para US$ 68 milhões. A medida visa reforçar a proibição estabelecida para proteger a saúde mental dos adolescentes.

A decisão foi tomada após estudos indicarem que o uso de redes sociais pode agravar problemas de saúde mental entre jovens. As plataformas terão que implementar mecanismos mais rigorosos para verificar a idade dos usuários e impedir o acesso de menores.

O valor da multa atual não vinha surtindo efeito suficiente para garantir o cumprimento da legislação. Com o novo teto, o governo pretende aumentar a responsabilidade das empresas e garantir maior fiscalização. As penalidades serão aplicadas caso as plataformas falhem em bloquear o registro ou a navegação por menores de 16 anos.

Especialistas em saúde pública apoiam a medida, ressaltando a necessidade de proteger adolescentes dos impactos negativos associados ao uso excessivo das redes sociais. Organizações de tecnologia ainda não comentaram oficialmente sobre a mudança nas multas.

A regulamentação faz parte de um esforço mais amplo do governo australiano para enfrentar os desafios relacionados ao uso da internet por jovens. Acompanhar o cumprimento da norma será um dos próximos passos das autoridades responsáveis.

Até o momento, não há detalhes sobre novas medidas para além do aumento das multas. A reportagem segue em atualização conforme mais informações forem divulgadas.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply