O rapper paulista Afro-X lançou no dia 27 de fevereiro

O rapper paulista Afro-X lançou no dia 27 de fevereiro o álbum “A rua é o palco”, que celebra seus 30 anos de carreira musical. O disco, disponível no mercado fonográfico digital, acompanha um registro audiovisual da apresentação ao vivo realizada em 13 de fevereiro na rua em frente ao Theatro Municipal, no centro de São Paulo.
O repertório do álbum de estúdio é idêntico ao da gravação ao vivo, composta por 13 faixas que mesclam diferentes ritmos, do funk ao ijexá. Afro-X recebe a participação de artistas como Seu Jorge, Rappin’ Hood e o coletivo Sampa Crew, que colaboram em várias músicas do projeto.
A abertura do álbum traz “Salmo 91”, uma faixa com formato de oração. Seu Jorge participa da música “Negro é lindo”, que combina o ritmo tradicional do ijexá com o boom bap, estilo característico do rap dos anos 1990. Rappin’ Hood colabora em “Vida bandida 2”, uma continuação da faixa “Vida bandida” lançada em 2005, que reverencia o grupo 509-E, formação inicial de Afro-X com Dexter.
Afro-X utiliza o álbum para abordar tanto temas reflexivos quanto românticos, transitando por diferentes estilos musicais. A música “Bala perdida” traz uma abordagem mais política, enquanto “Existe amor”, com a participação do Sampa Crew, é uma canção romântica. O samba-rock é representado na faixa “Sambalanço”, gravada com Srta. Paola.
Outras colaborações incluem “Pura sedução”, com pegada latina e participação do rapper Jhef, e o funk “Paraíso”, que conta com a participação de Aysha, filha de Afro-X. O álbum também reforça a trajetória pessoal do artista, que já publicou livro autobiográfico detalhando sua experiência na prisão com o objetivo de alertar jovens sobre os riscos do crime.
“A rua é o palco” demonstra a diversidade rítmica e temática que Afro-X consolidou ao longo das três décadas de carreira, reforçando sua presença no cenário musical nacional por meio de uma combinação de estúdio e performance ao vivo.
—
Palavras-chave relacionadas: Afro-X, álbum A rua é o palco, Seu Jorge, Rappin’ Hood, Sampa Crew, funk, ijexá, rap brasileiro, hip hop, música ao vivo, Theatro Municipal São Paulo, funk paulista, samba-rock, boom bap.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com