A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, fechou

A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, fechou nesta quinta-feira (22) um acordo com um grupo de investidores internacionais para transferir as operações do aplicativo nos Estados Unidos para uma nova empresa. A medida visa garantir a continuidade do funcionamento da rede social no país após uma disputa jurídica e política que durou quase seis anos.
Em agosto de 2020, a então administração do presidente Donald Trump tentou banir o TikTok nos EUA por questões relacionadas à segurança nacional. A venda da filial americana foi assinada em 2023, depois de o prazo imposto pelo governo republicano ter sido prorrogado em três ocasiões. Agora, a TikTok USDS Joint Venture LLC assumirá as operações locais, buscando assegurar a proteção dos dados dos usuários e a integridade do algoritmo.
O novo acordo determina que investidores americanos e internacionais, incluindo a Oracle, especializada em computação em nuvem, o grupo de private equity Silver Lake e a MGX de Abu Dhabi, controlam 80,1% da joint venture. A ByteDance permanecerá com 19,9% das ações, mantendo uma participação minoritária.
Adam Presser, ex-chefe de operações do TikTok, foi indicado para comandar como CEO a nova empresa responsável pelo TikTok nos Estados Unidos. O movimento ocorre após a aprovação, em 2024, de uma legislação que exigia que a ByteDance cedesse o controle da plataforma no país para continuar suas operações.
Em comunicado interno, o CEO global do TikTok, Shou Chew, afirmou que a mudança permitirá que os usuários americanos “continuem a descobrir, criar e prosperar como parte da vibrante comunidade global do TikTok”. Ele classificou o acordo como “uma ótima notícia”, ressaltando a importância de manter a rede social ativa no mercado dos EUA.
Com o acordo, espera-se que o TikTok possa operar nos Estados Unidos sob um novo modelo que atende às exigências legais e políticas locais, evitando futuras restrições que possam impactar a plataforma.
—
Palavras-chave: ByteDance, TikTok, acordo, Estados Unidos, segurança de dados, joint venture, Oracle, Silver Lake, MGX, Adam Presser, Shou Chew, legislação americana, operação TikTok EUA.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com