Economia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou
  • Publishedjaneiro 20, 2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta semana que pretende impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses para pressionar o presidente da França, Emmanuel Macron, a aderir ao “Conselho da Paz”, órgão criado pelos EUA para atuar na mediação de conflitos mundiais, incluindo o de Gaza.

Trump afirmou que, apesar da recusa inicial de Macron, a tarifa deve forçar a França a entrar no conselho. “Ele disse isso? Bem, ninguém o quer porque ele deixará o cargo muito em breve”, declarou em resposta a um repórter sobre a posição do líder francês. Segundo uma fonte próxima a Macron, a França pretende recusar o convite para integrar a iniciativa.

O “Conselho da Paz” foi proposto por Trump em setembro do ano passado como uma solução para encerrar a guerra em Gaza, mas o convite recente enviado a líderes globais amplia seu objetivo para mediar diversos conflitos internacionais. O documento também prevê que os países que desejarem permanecer no conselho por mais de três anos contribuam com US$ 1 bilhão, segundo um rascunho obtido pela Reuters.

Diversos governos receberam o convite com cautela. Diplomatas indicam que a criação do conselho poderia interferir no trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU), gerando resistência entre lideranças mundiais. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está entre os convidados, mas ainda não se manifestou sobre sua participação.

A proposta tem gerado debates sobre sua eficácia e consequências diplomáticas, especialmente diante da resistência de países tradicionais na arena internacional. O uso de medidas comerciais, como a taxação de produtos franceses, marca uma nova estratégia dos EUA para consolidar o apoio ao conselho.

Até o momento, não há confirmação de que outros países adotaram ou pretendem adotar medidas semelhantes às anunciadas pelos Estados Unidos para incentivar a adesão ao conselho. A iniciativa segue em análise por diferentes governos, que avaliam os riscos e benefícios de se integrar ao novo fórum proposto por Trump.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply