Economia

O Agibank protocolou nesta semana pedido de oferta

O Agibank protocolou nesta semana pedido de oferta
  • Publishedjaneiro 14, 2026

O Agibank protocolou nesta semana pedido de oferta pública inicial de ações (IPO) na Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. A solicitação, feita pela holding AGI Inc., prevê que as ações da empresa sejam negociadas na Bolsa de Nova York sob o código AGBK.

A instituição financeira informou que pretende utilizar os recursos obtidos com o IPO para “propósitos corporativos gerais”. Parte do montante também pode ser destinada à aquisição ou investimento em novos negócios, produtos, serviços ou tecnologias, embora ainda não haja acordos ou compromissos firmados para essas operações.

Fundado em 1999 por Marciano Testa, então estudante universitário, o Agibank surgiu inicialmente como Agiplan, com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito no Brasil. Atualmente, entre seus principais acionistas estão as gestoras brasileiras Vinci Compass e Lumina Capital Management. Esta última é presidida por Daniel Goldberg, ex-presidente do Morgan Stanley no Brasil e ex-membro do conselho de administração do Nubank, conforme documentos enviados à SEC.

Segundo dados divulgados pelo banco em seu site de relações com investidores, até o fim de setembro de 2025, o Agibank contava com cerca de 6,4 milhões de clientes ativos e apresentava uma carteira de crédito de R$ 34 bilhões. No mesmo período, seu lucro líquido alcançou R$ 875 milhões, com um retorno médio sobre o patrimônio líquido de 41%. O quadro de funcionários cresceu para 5.030 colaboradores, um aumento em relação aos 4.700 registrados no fim de 2024.

O pedido de IPO do Agibank ocorre em um momento de aumento da presença de empresas brasileiras do setor financeiro no mercado acionário norte-americano. Recentemente, o banco digital PicPay também submeteu documentação para abertura de capital na Bolsa de Nova York. Outras companhias brasileiras que já possuem ações negociadas nos Estados Unidos incluem Nubank, XP, Inter, PagBank e StoneCo.

Com o protocolo do pedido na SEC, o Agibank avança no processo de internacionalização e captação de recursos para seu crescimento e potencial expansão. A operação deve passar pelas etapas regulatórias e aprovação dos órgãos competentes antes de concretizar a oferta pública inicial de ações.

Palavras-chave relacionadas para SEO: Agibank, IPO, oferta pública inicial, SEC, Bolsa de Nova York, mercado de capitais, mercado financeiro, bancos digitais, PicPay, investimentos, carteira de crédito, lucro líquido, abertura de capital, Brasil, ações.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply