O Banco Central lançou hoje uma ferramenta chamada

O Banco Central lançou hoje uma ferramenta chamada BC Protege+ que permite ao cidadão bloquear a abertura de novas contas em seu nome, disponível no site da instituição. O serviço foi criado para evitar fraudes envolvendo documentos falsos e começou a operar às 10h.
Para ativar o bloqueio, o usuário deve acessar o site do Banco Central, entrar na área “Meu BC” com login e senha do gov.br e ativar o BC Protege+. Após o procedimento, o Banco Central comunica automaticamente a todas as instituições financeiras sobre a restrição.
O bloqueio se aplica à abertura de contas correntes e poupança, mas não a contas salário, que são exclusivas para o pagamento feito pelo empregador. O serviço é gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário, caso ele queira abrir uma nova conta.
A diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, destacou que a ferramenta também impede a inclusão fraudulenta do nome do cidadão como titular de conta de terceiros. Segundo ela, o serviço visa proteger os cidadãos e fortalecer a integridade do sistema financeiro.
Até as 15h desta segunda-feira, cerca de 7.800 pessoas já haviam ativado a proteção. O Banco Central reforça que o BC Protege+ é uma forma de aumentar a segurança contra fraudes relacionadas à abertura de contas bancárias.
A iniciativa é uma resposta ao crescimento dos casos de fraudes financeiras e tem como objetivo dar maior controle ao cidadão sobre o uso de seus dados no sistema bancário. Com o mecanismo, o Banco Central espera reduzir prejuízos causados por crimes que envolvem documentos falsos ou uso indevido da identidade.
O procedimento simplificado e online foi criado para facilitar o acesso e incentivar a proteção dos usuários. A ferramenta faz parte das ações do Banco Central para promover mais transparência e segurança no mercado financeiro brasileiro.
Em resumo, o BC Protege+ permite ao cidadão impedir que novas contas sejam abertas em seu nome, protegendo contra fraudes e uso indevido de documentos, com ativação gratuita e cancelamento livre, reforçando a confiança no sistema financeiro.
—
Palavras-chave para SEO: Banco Central, BC Protege+, bloqueio de conta bancária, fraude bancária, abertura de conta, segurança financeira, proteção contra fraudes, documentos falsos, sistema financeiro, serviço gratuito.
Fonte: g1.globo.com
Fonte: g1.globo.com