Tecnologia

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que

  • Publishedoutubro 28, 2025

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender à crescente demanda energética dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que está fechada desde 2020 após 45 anos de operação, deve voltar a funcionar em 2029, com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.

O Google firmou com a NextEra um contrato de compra de energia pelo período de 25 anos, que será a base financeira para a reativação da usina. A parceria ilustra o interesse das empresas de tecnologia por fontes de energia estáveis e com baixa emissão de carbono, diante do aumento da demanda provocada pelo desenvolvimento da IA.

Segundo Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, o acordo serve como modelo para investimentos necessários em todo o país. Ela destaca a importância de ampliar a capacidade energética com fontes limpas, acessíveis e capazes de gerar empregos ligados à economia movida pela IA.

Além do contrato com o Google, a NextEra pretende explorar outras oportunidades de geração nuclear em parceria com a empresa, acompanhando a expansão da demanda por eletricidade impulsionada pela inteligência artificial.

O aumento no consumo energético dos data centers, que deslocam grandes volumes de informação e processamento, tem impulsionado a busca por soluções que conciliem capacidade e sustentabilidade. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o consumo mundial de energia desses centros deve dobrar até 2030.

O interesse renovado pela energia nuclear, especialmente nos Estados Unidos, ocorre após um período de queda no setor, provocado pelo desastre de Fukushima em 2011 e pelo avanço do gás de xisto. Atualmente, empresas de tecnologia como Microsoft e Google buscam contratos para garantir fornecimento contínuo e com menor impacto ambiental.

Em 2023, a Microsoft assinou acordo similar com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028. Esse movimento indica um “renascimento” da energia nuclear no mercado norte-americano, influenciado pela necessidade de fontes confiáveis para a expansão tecnológica.

Especialistas consultados pelo Financial Times alertam, entretanto, para a importância de rigorosos controles de segurança e regulação na reativação de usinas nucleares. O cumprimento de normas ambientais e operacionais é fundamental para evitar qualquer risco ao meio ambiente e à população.

A NextEra Energy está entre as maiores companhias do setor nos EUA, e seu projeto com o Google reafirma a tendência da indústria em buscar energia limpa e segura para suportar a infraestrutura digital em crescimento. A demanda por eletricidade deve manter-se alta, acompanhando os avanços da inteligência artificial.

Investir na reativação de usinas representa uma estratégia para garantir a estabilidade de fornecimento, equilibrando a expansão do mercado tecnológico com metas ambientais. O desenvolvimento desse modelo pode servir de referência para outras regiões enfrentarem desafios semelhantes de energia.

Palavras-chave para SEO: usina nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, IA, reativação de usina, Duane Arnold Energy Center, energia limpa, data centers, consumo de energia, energia nuclear nos EUA, contrato energético, segurança nuclear, tecnologia, expansão da IA, mercado de energia, sustentabilidade.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply