Tecnologia

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a

  • Publishedoutubro 28, 2025

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, localizada em Iowa, Estados Unidos, para suprir a crescente demanda de energia gerada por projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que funcionou por 45 anos até ser fechada em 2020, tem previsão de retorno às operações em 2029, com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.

O Google firmou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra Energy, que viabiliza financeiramente a reabertura da planta. Segundo Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, a parceria exemplifica o modelo necessário para expandir a capacidade energética nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que oferece energia limpa e gera empregos em um setor impulsionado pela IA.

A NextEra Energy explicou que, diante do aumento da demanda elétrica provocado pelo avanço da inteligência artificial, a energia nuclear torna-se uma alternativa preferida por sua estabilidade e baixa emissão de carbono. O Google também pretende explorar outras oportunidades para geração de energia nuclear em parceria com a empresa.

Estudos recentes indicam que o consumo de energia dos data centers pode dobrar até 2030, conforme estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE). Isso pressiona as empresas de tecnologia a buscarem fontes de eletricidade confiáveis e sustentáveis para manter o funcionamento dessas infraestruturas.

Em linha com essa tendência, a Microsoft assinou em 2023 um contrato com a Constellation Energy para reativar a usina nuclear Three Mile Island, na Pensilvânia, que deve voltar a operar em 2028. O movimento reforça o chamado “renascimento” da energia nuclear, que havia entrado em declínio após o acidente de Fukushima, em 2011, e o avanço de fontes mais baratas, como o gás de xisto.

Especialistas consultados pelo Financial Times destacam, entretanto, que a reabertura de usinas nucleares requer rigorosos padrões de segurança e conformidade regulatória para evitar riscos ambientais e operacionais. Eles recomendam cautela em todo processo de reativação.

A decisão da NextEra e do Google reflete a resposta da indústria energética à crescente necessidade de eletricidade para projetos que usam inteligência artificial. O investimento se alinha com a busca por fontes de energia que combinam sustentabilidade, confiabilidade e capacidade de atender à demanda futura.

A retomada de usinas nucleares sinaliza mudanças no setor energético, onde a expansão da tecnologia impulsiona novas formas de produção e distribuição de energia. Empresas de tecnologia, por sua vez, passam a depender de parcerias com geradoras para manter suas operações em crescimento contínuo.

Palavras-chave para SEO: energia nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, usina nuclear Duane Arnold, consumo de energia, data centers, reativação de usinas, energia limpa, segurança nuclear, contrato de energia, investimento energético, expansão da IA, sustentabilidade energética, mercado de energia dos EUA.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply