O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que só poderá pagar cerca de 70% do bônus devido aos servidores que trabalharam em regime extra no mês de setembro, por falta de verba. A medida foi comunicada por e-mail aos servidores e tem impacto direto no pagamento da folha de outubro.
O desconto no valor vem da limitação orçamentária atual, segundo o INSS, que prometeu pagar o resto do valor assim que houver recomposição dos recursos. O programa que remunera esse trabalho extra, chamado Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGR), tinha o objetivo de reduzir as filas para concessão de benefícios previdenciários.
O PGR remunera servidores que analisam solicitações represadas além das metas diárias, de forma voluntária. O programa foi iniciado em abril e estava previsto para durar até dezembro, mas foi suspenso em 14 de outubro pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., devido à insuficiência de recursos para o pagamento dessas gratificações.
Estima-se que atualmente 2,6 milhões de pessoas aguardam a aprovação de benefícios pelo INSS, número 48% maior em relação ao ano passado e uma das maiores filas desde o início da série histórica. A estratégia do programa era justamente diminuir esse volume, acelerando a análise das solicitações.
Antes da suspensão, os servidores já realizaram trabalho extra no mês de setembro, cujo pagamento parcial será feito na folha de outubro. O valor correspondente a 69,99% do bônus será depositado, e o montante restante fica condicionado à suplementação orçamentária.
Em ofício enviado ao Ministério da Previdência, o presidente do INSS solicitou um aporte adicional de R$ 89,1 milhões para garantir a continuidade do programa e o pagamento dos valores pendentes.
O Ministério da Previdência respondeu que, após o pedido de suplementação orçamentária, solicitou uma planilha detalhada das tarefas vinculadas ao pagamento do bônus e das atividades já concluídas sem cobertura orçamentária. A pasta também informou que coordena desde setembro um Comitê de Acompanhamento do PGR, que envolve representantes da Perícia Médica Federal, Casa Civil, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do próprio INSS.
A reportagem procurou o INSS para comentar a situação, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Palavras-chave relacionadas: INSS, pagamento bônus servidores, programa gerenciamento de benefícios, fila de benefícios INSS, suplementação orçamentária INSS, trabalho extra servidores, suspenso programa INSS, filas previdenciárias.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com