A Gol vai lançar na próxima terça-feira (14) uma tarifa

A Gol vai lançar na próxima terça-feira (14) uma tarifa internacional básica que permite aos passageiros levar apenas um artigo pessoal, como bolsa ou mochila, que caiba embaixo do assento da frente, sem direito à mala de mão. A medida tem o objetivo de oferecer uma opção de passagem mais barata para quem abre mão da bagagem de mão e do despacho.
Essa modalidade já é adotada pela Latam, que oferece a tarifa Basic em voos diretos do Brasil para países da América do Sul e em itinerários domésticos desses países. Em ambas as companhias, a categoria Basic limita o passageiro a carregar apenas um item pessoal, eliminando a mala de mão que normalmente vai no compartimento superior da cabine.
Na Gol, a tarifa Basic será inicialmente disponibilizada apenas em voos com origem fora do Brasil, exceto na rota entre o Aeroporto do Galeão (RJ) e Montevidéu (Uruguai). A empresa não divulgou exemplos de preços comparativos entre as tarifas Basic e outras categorias. Já a Latam indica, por meio do site, que a tarifa Basic pode ser até R$ 53,23 mais barata que a categoria Light em voos de Guarulhos (SP) para Buenos Aires, em 6 de novembro, embora essa diferença varie de acordo com o voo.
Passageiros que optarem por tarifas superiores permanecem autorizados a levar um artigo pessoal e uma bagagem de mão padrão no compartimento superior da cabine. Além disso, dependendo da tarifa, pode haver direito ao despacho de bagagem sem custos adicionais.
As companhias aéreas definem como artigo pessoal itens como bolsa, mochila, pasta para laptop ou capa de câmera, desde que caibam sob o assento da frente. A Gol estabelece dimensões máximas de 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade, sem limitação de peso especificada. A Latam permite o transporte de itens com até 10 kg e medidas máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura, incluindo bolsos, rodas e alça.
Já a bagagem de mão, que vai no compartimento superior, tem limites dimensionais e de peso distintos. Na Gol, o máximo é 10 kg e 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, incluindo rodinhas. A Latam permite até 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura, com peso máximo de 12 kg na cabine Economy e até 16 kg nas cabines Premium Economy ou Premium Business.
Essa modalidade de tarifa brasileira acompanha uma tendência internacional de empresas aéreas que buscam diversificar suas ofertas para atrair passageiros dispostos a pagar menos ao aceitar restrições no transporte de bagagem. No entanto, esses limites também têm gerado dúvidas sobre as regras e os direitos dos passageiros.
A adoção da tarifa Basic pode auxiliar viajantes que buscam economizar em passagens internacionais, desde que estejam cientes da necessidade de viajar com pouca bagagem ou em apenas um item pessoal. O impacto dessa nova categoria será acompanhado para entender como afeta a experiência e os custos das viagens aéreas internacionais.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO: tarifa básica, gol, latam, bagagem de mão, artigo pessoal, voo internacional, passagem aérea, restrição de bagagem, tarifa Basic, viagens internacionais econômicas, regras de bagagem, novas tarifas aéreas, bagagem despachada, companhia aérea, economia na passagem.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com