Economia

O Brasil tem 12% mais bovinos do que habitantes, segundo

O Brasil tem 12% mais bovinos do que habitantes, segundo
  • Publishedsetembro 19, 2025

O Brasil tem 12% mais bovinos do que habitantes, segundo dados de 2024 da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 18 de abril. A pesquisa anual traz números sobre produção e rebanhos de animais no país, mostrando crescimento em diversos setores da agropecuária.

Em 2024, o rebanho de bovinos chegou a 238,2 milhões, superando a população brasileira estimada em 212,5 milhões. Apesar do volume, houve queda de 0,2% na produção devido ao ciclo pecuário e aumento no abate de fêmeas nos últimos anos. O maior rebanho está no município de São Félix do Xingu, no Pará.

A avicultura também registrou crescimento com 1,6 bilhão de galináceos, quase oito vezes o número de habitantes. O aumento foi de 1,7% em relação a 2023, com 26,8 milhões de animais a mais. Destaca-se o número de galinhas, que chegou a 277,5 milhões, acréscimo de 6,8%. Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, lidera a criação desses animais.

A produção de ovos atingiu 5,4 bilhões de dúzias, equivalentes a 64,8 bilhões de unidades, o que representa cerca de 305 ovos por habitante. O crescimento ocorreu em 24 das 27 unidades da federação, estabelecendo novo recorde histórico. Santa Maria de Jetibá também se destaca na produção de ovos, conhecida como “a capital do ovo” do Brasil.

A pesquisa apontou recorde histórico na produção de leite, com 35,7 bilhões de litros, alta de 1,4% em relação ao ano anterior, e movimentação financeira de R$ 87,5 bilhões. No entanto, o número de vacas ordenhadas caiu para o menor desde 1979, indicando aumento na produtividade da atividade.

Outros rebanhos também cresceram. O de suínos somou 43,9 milhões de animais. O de caprinos, com 13,3 milhões, teve aumento de 3,1% e alcançou recorde histórico. A população de ovinos chegou a 21,9 milhões, cerca de uma ovelha para cada dez habitantes, com crescimento de 0,3% e recorde registrado.

A produção de mel de abelha bateu recorde, atingindo 67,3 milhões de quilos, o maior valor da série histórica. Já a aquicultura, que engloba peixes e camarões criados em cativeiro, produziu 724,9 mil toneladas, com a tilápia representando cerca de 70% do total.

Em resumo, a agropecuária brasileira mostrou expansão em aves e produtividade no leite, apesar da leve queda no rebanho bovino. Os números indicam um setor diversificado e em desenvolvimento, com impacto relevante na economia nacional.

Palavras-chave para SEO: agropecuária Brasil 2024, rebanho bovino Brasil, produção de ovos Brasil, IBGE pecuária 2024, produção leite Brasil, avicultura 2024 Brasil, produção mel Brasil, aquicultura Brasil, rebanho suínos Brasil, caprinos e ovinos no Brasil.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply