Eventos em Los Angeles promovem filmes brasileiros que

Eventos em Los Angeles promovem filmes brasileiros que podem representar o país no Oscar 2026. No dia 13 de setembro de 2025, a exibição do filme “Manas” ocorreu na Ross House, sediada em Los Angeles, organizada por Julia Roberts e Sean Penn.
A sessão reuniu atores, produtores e membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Após a exibição, houve debate com a diretora Marianna Brennand e a atriz Dira Paes, que integra o elenco do longa.
“Manas” é o primeiro longa de ficção de Marianna Brennand. O filme mostra a história de uma menina de 13 anos da Ilha do Marajó, no Pará, que enfrenta a violência familiar e a resignação da mãe, motivada pela idealização da irmã que partiu. A trama aborda temas como abuso e resistência.
Rodado na Amazônia, o longa estreou nos cinemas brasileiros em 15 de maio de 2025. Além de Dira Paes, o elenco conta com Jamilli Correa, Fátima Macedo e Rômulo Braga, além de atores locais da região. Desde a estreia mundial no Festival de Veneza, em agosto de 2024, “Manas” conquistou 28 prêmios, incluindo o Directors Award da Giornate degli Autori.
Outro filme brasileiro que está sendo promovido para o Oscar é “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura. A obra será exibida no dia 18 de setembro, às 19h30, no Kinoplex Golden em São Luís. Também está programada uma sessão no dia 19 de outubro no museu do Oscar, durante o Bravo Film Festival.
“O Agente Secreto” se passa nos anos 1970 e narra a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do contexto da ditadura militar. O filme recebeu prêmios de melhor direção e melhor ator no Festival de Cannes 2025, onde Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho foram reconhecidos.
Além de “Manas” e “O Agente Secreto”, outros filmes disputam a indicação para representar o Brasil no Oscar 2026. São eles: “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
A escolha oficial do representante brasileiro será divulgada pela Academia Brasileira de Cinema na segunda-feira, 15 de setembro de 2025.
As sessões promovidas em Los Angeles fazem parte das estratégias para apresentar o cinema brasileiro ao público e aos membros da Academia, buscando ampliar as chances de indicação ao maior prêmio do cinema internacional.
Palavras-chave para SEO: Manas, O Agente Secreto, Oscar 2026, cinema brasileiro, Festival de Veneza, Festival de Cannes, Julia Roberts, Sean Penn, Marianna Brennand, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho, Brasil no Oscar, filmes brasileiros, premiações de cinema.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com