Pop & Arte

O cantor, compositor e produtor musical Marcelo Callado

O cantor, compositor e produtor musical Marcelo Callado
  • Publishedfevereiro 15, 2026

O cantor, compositor e produtor musical Marcelo Callado lança em 6 de março o álbum autoral “Brado”, gravado no Rio de Janeiro e produzido por Paulo Emmery. O disco, lançado pela gravadora Nublu Records, marca o encerramento de uma trilogia iniciada em 2020 e representa para o artista um “grito de libertação do passado”.

Marcelo Callado acumulou experiência nacionalmente desde 2006, quando atuou como baterista da BandaCê, formada por Caetano Veloso. “Brado” é o primeiro álbum do músico sem sua participação direta na produção, transferida integralmente para Paulo Emmery, com quem mantém parceria desde 2017. Emmery também assina a mixagem do disco.

O projeto começou a ser gravado em 2024 no estúdio de Emmery, na cidade natal do artista, com uma abordagem gradual e restrita à participação inicialmente dos dois músicos. O repertório inicial contava com cinco composições já desenvolvidas por Callado. Em busca de um conjunto maior, o cantor revisitou arquivos antigos e regravou músicas de outros projetos, bem como produziu novas canções com letras e parcerias inéditas.

Dentre as canções selecionadas está “Brado”, faixa-título originalmente gravada para o álbum anterior, mas que não foi incluída na ocasião. Outras três músicas foram regravadas ou adaptadas: “Cara ou coroa”, parceria do cantor com Renato Martins da banda Canastra; “Entre as estrelas”, versão em português da faixa “Packing to leave” de Nina Becker, cuja nova letra foi escrita por Callado; e “Aquário”, composição vocal e instrumental que contou com letra criada posteriormente por Callado a partir da base gravada por Emmery.

A última música incorporada ao álbum foi “Caio”, homenagem ao amigo Caio Paiva, falecido em 2023. A faixa foi concluída pouco antes da finalização das mixagens, com participação de convidados como Megan Duus e Paulo Emmery em guitarras.

Além dos músicos já citados, o álbum reúne os artistas Thomas Harres, Eduardo Manso, Antonio Dal Bó e Antonio Fischer Band, além dos coautores Guilherme Lirio e Tori, que também colaboram com vocais e instrumentos em suas parcerias.

Segundo Callado, o disco reflete uma fase de encerramento e transformação, tema central na trilogia iniciada com o álbum “Saída” (2020) e seguida por “Hiato” (2022). O verbo “bradar”, que nomeia o trabalho, simboliza um momento de afirmação e libertação, indicando uma ruptura com o passado para abrir espaço a novos trabalhos e experiências pessoais.

O álbum será disponibilizado em todas as plataformas digitais e terá capa criada por Pedro Rocha, junto ao selo da Nublu Records.

Palavras-chave relacionadas:
Marcelo Callado, Brado, álbum autoral, lançamento musical, Paulo Emmery, Rio de Janeiro, Nublu Records, trilogia musical, produção musical, composição, música brasileira.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply