A Petrobras aumentou suas vendas de combustíveis no

A Petrobras aumentou suas vendas de combustíveis no mercado brasileiro em 2025, apoiada pelo crescimento das importações, segundo dados divulgados pela empresa nesta terça-feira (10). Apesar da queda na produção interna de derivados, a companhia reforçou a oferta com compras externas para atender à demanda.
No ano passado, a estatal vendeu 1,747 milhão de barris por dia (bpd) de derivados no mercado interno, um crescimento de 1,6% em relação a 2024. O aumento foi puxado principalmente pela demanda por diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV), que representaram 74% das vendas totais.
As vendas de diesel, o combustível mais comercializado no país, subiram 5,2%, atingindo 763 mil bpd. Esse avanço está ligado à retomada da atividade econômica e ao crescimento das safras agrícolas, que ampliaram o consumo no setor rural e no transporte de cargas. Já a comercialização de gasolina cresceu 2%, chegando a 409 mil bpd.
Apesar do crescimento nas vendas, a produção interna de derivados da Petrobras caiu 2,9%, para 1,732 milhão de bpd, refletindo uma redução no nível de utilização das refinarias, que operarão com fator de utilização (FUT) de 91% em 2025, ante 93% em 2024. O parque industrial manteve, porém, um “patamar elevado de uso dos ativos”, conforme informou a empresa.
A produção de diesel recuou 4,5%, para 683 mil bpd, enquanto a de gasolina teve queda de 1,2%, alcançando 415 mil bpd. Para compensar a redução interna, as importações de diesel cresceram 91,7%, chegando a 115 mil bpd, e as de gasolina subiram 18,2%, totalizando 13 mil bpd.
A Petrobras destacou que a produção de diesel, gasolina e QAV representou 68% da produção total de derivados, mostrando a concentração da empresa nesses produtos de maior valor agregado.
Além dos derivados, as vendas totais da companhia, que incluem petróleo, gás e seus derivados, alcançaram 3,12 milhões de bpd em 2025, um aumento de 7,2% na comparação anual. O resultado foi impulsionado por um crescimento de 10,8% na produção total de óleo e gás no período.
No quarto trimestre de 2025, as vendas tiveram avanço ainda mais intenso, com alta de 19,1% sobre o igual período de 2024, alcançando 3,37 milhões de barris por dia.
A produção de petróleo da Petrobras atingiu 2,4 milhões de bpd em 2025, beneficiada pela entrada em operação de novos navios-plataforma em campos importantes do pré-sal. Isso contribuiu para que as exportações de petróleo da estatal alcançassem um recorde anual de 765 mil bpd, além de um recorde trimestral de 1 milhão de bpd no último trimestre do ano.
Com esse desempenho, a Petrobras manteve sua posição como uma das principais produtoras de petróleo e derivados no mercado brasileiro, ajustando suas operações para equilibrar produção interna e importações e atender à demanda do país.
—
Palavras-chave relacionadas:
Petrobras, vendas de combustíveis, mercado brasileiro, importações de combustíveis, produção de derivados, diesel, gasolina, querosene de aviação, produção de petróleo, exportação de petróleo, refinarias, fator de utilização, pré-sal.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com