Marius Borg Hoiby, filho da princesa herdeira da Noruega, se declarou inocente das acusações de estupro e violência doméstica nesta terça-feira (3) em Oslo, mas admitiu outras infrações durante o primeiro dia de seu julgamento. O caso envolve 38 acusações contra Hoiby, que podem resultar em pena de prisão caso ele seja considerado culpado dos crimes mais graves.
Marius Borg Hoiby, de 29 anos, é filho da princesa herdeira Mette-Marit e enteado do príncipe herdeiro Haakon. O processo ocorre em meio a uma queda no apoio público à monarquia norueguesa, evidenciada por uma pesquisa divulgada no início do julgamento. A repercussão também ocorre dias após a princesa Mette-Marit pedir desculpas por ter mantido contato com o condenado criminoso sexual Jeffrey Epstein após sua condenação em 2008.
No tribunal, Hoiby negou quatro acusações de estupro e uma de violência doméstica. Entretanto, admitiu culpa em outros delitos, como comportamento sexual ofensivo, direção em alta velocidade e condução sem carteira de habilitação válida. Além disso, reconheceu responsabilidade parcial em acusações de agressão agravada e comportamento imprudente, conforme permitido pela legislação norueguesa.
Durante a audiência, o promotor principal Sturla Henriksboe afirmou que Hoiby seria tratado de forma igualitária, sem privilégios ou rigor extra devido à sua ligação com a família real. “Ele não será tratado com mais severidade ou mais brandura por fazer parte desta família”, declarou Henriksboe.
Em contrapartida, a defesa argumentou que Hoiby tem sofrido um tratamento injusto, especialmente pela cobertura midiática intensa. A advogada Ellen Holager Andenaes destacou que o réu enfrenta uma atenção incomum, com milhares de artigos de imprensa e livros sendo publicados sobre ele. “Nosso cliente não recebeu, de forma alguma, um tratamento normal. E ele não recebeu nenhum tratamento positivo”, afirmou.
O príncipe herdeiro Haakon informou que ele e a esposa não pretendem comparecer ao julgamento. Em declaração sobre o filho da princesa Mette-Marit, Haakon disse que o considera uma parte importante da família e que ele tem os mesmos direitos e responsabilidades que qualquer cidadão norueguês.
O julgamento segue previsto para os próximos dias, e novas sessões devem detalhar as evidências e depoimentos relacionados às acusações feitas contra Hoiby. Até o momento, o processo tem atraído atenção nacional e internacional, refletindo nas discussões sobre a imagem da monarquia na Noruega.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO:
Marius Borg Hoiby
princesa herdeira da Noruega
julgamento na Noruega
acusação de estupro
família real norueguesa
violência doméstica
príncipe herdeiro Haakon
caso judicial Noruega
monarquia norueguesa
direção sem habilitação
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com

