Um vídeo que mostra jovens surfando em uma enxurrada em

Um vídeo que mostra jovens surfando em uma enxurrada em uma favela, divulgado nas redes sociais a partir do dia 23 de junho, é falso e foi criado com o uso de inteligência artificial (IA). A verificação foi feita após o material ser enviado ao serviço Fato ou Fake do g1, que detectou a manipulação digital nas cenas.
Com 53 segundos de duração, o vídeo viralizou no WhatsApp com a legenda “Pobre precisa de pouco para se divertir”. As imagens apresentam jovens supostamente surfando em meio à água que desce pelas ruas e becos de uma favela, enquanto o áudio reproduz sons de correnteza e vozes comentando a ação.
A partir da segunda metade do vídeo, é possível ver a marca d’água da plataforma MindVideo AI, utilizada para criar imagens sintéticas a partir de comandos escritos. Essa informação não foi mencionada na legenda que acompanha o vídeo.
O Fato ou Fake utilizou duas ferramentas especializadas para análise da autenticidade do conteúdo: Hive Moderation e Sightengine. Ambas apontaram alta probabilidade de o vídeo ser gerado por IA, com índices que variam de 75% a até 97% de uso de recursos sintéticos.
Essas ferramentas também indicaram que o vídeo possivelmente foi criado com o modelo Sora, da OpenAI, conhecido por transformar textos simples em vídeos por inteligência artificial.
O leitor que enviou o vídeo para verificação recebeu a resposta de que o material é falso e se trata de uma produção digital, e não de situações reais vividas na favela. A circulação desse tipo de conteúdo pode gerar desinformação e prejudicar a compreensão dos fatos cotidianos.
A propagação de vídeos gerados por IA sem a devida identificação preocupa especialistas em verificação de fatos e reforça a necessidade do uso de ferramentas confiáveis para evitar o compartilhamento de informações falsas.
O número do serviço Fato ou Fake do g1 para envio de mensagens e solicitações de checagem é +55 (21) 97305-9827. Usuários podem adicionar o número ao WhatsApp e enviar uma saudação para receber atualizações.
O episódio reforça a importância de verificar a origem e a veracidade dos conteúdos antes de compartilhá-los em redes sociais, principalmente em casos que envolvem cenas impressionantes e sensacionalistas, como o caso dos jovens surfando na enxurrada.
Palavras-chave relacionadas para SEO: vídeo falso, inteligência artificial, surf na enxurrada, favela, MindVideo AI, Sora OpenAI, detecção de vídeo sintético, checagem de fatos, Fato ou Fake, desinformação.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com