Pop & Arte

O diretor espanhol Óliver Laxe comentou sobre as

O diretor espanhol Óliver Laxe comentou sobre as
  • Publishedjaneiro 23, 2026

O diretor espanhol Óliver Laxe comentou sobre as indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026 e fez uma observação sobre a participação dos brasileiros na premiação. Ele afirmou que, na avaliação dele, “se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele”. O comentário foi feito durante o talk show La Revuelta, da TVE, emissora pública da Espanha.

Óliver Laxe concorre ao Oscar com o filme “Sirât”, indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. A declaração do diretor ocorre em meio a uma edição histórica para o cinema brasileiro na premiação americana.

“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, igualando o recorde brasileiro de “Cidade de Deus”, de 2004. O longa concorre nas categorias de Melhor Seleção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Filme.

Outro brasileiro que participa da disputa é o diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado por seu trabalho em “Sonhos de Trem” na categoria Melhor Fotografia.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pelas indicações ao Oscar, tem cerca de 10 mil membros, entre eles brasileiros que já competiram em premiações anteriores ou foram convidados recentemente. Entre os brasileiros na entidade estão artistas reconhecidos como Fernanda Montenegro, Carlos Saldanha, Petra Costa, Alice Braga, Sonia Braga, Rodrigo Santoro, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e Selton Mello.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, em Los Angeles, Estados Unidos. O comediante Conan O’Brien retorna como apresentador da 98ª edição da premiação.

As indicações representam um momento de destaque para o cinema brasileiro, que compete em várias categorias importantes. A quantidade de votos entre os membros da academia pode ser influenciada por fatores como nacionalidade e rede de contatos, segundo a observação feita por Óliver Laxe.

A participação do Brasil no Oscar é, assim, um reflexo da presença crescente do país na indústria cinematográfica internacional, reforçada por profissionais que atuam dentro e fora da Academia.

Palavras-chave para SEO: Oscar 2026, indicações Oscar, cinema brasileiro, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, Óliver Laxe, Sirât, O Agente Secreto, cinema internacional, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply