O cineasta franco-espanhol Óliver Laxe comentou as indicações do filme brasileiro “O Agente Secreto” ao Oscar 2026 durante o programa La Revuelta, da emissora pública espanhola TVE. Em entrevista recente, Laxe afirmou que, na opinião dele, os brasileiros votariam em qualquer filme nacional, chegando a dizer que “se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”.
“O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, igualando o recorde de indicações do filme brasileiro “Cidade de Deus”, de 2004. As categorias são Melhor Seleção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Filme.
Óliver Laxe concorre ao Oscar especificamente em duas categorias por seu longa espanhol “Sirât”: Melhor Filme Internacional e Melhor Som. A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O diretor tem 43 anos e é nascido na Galícia, região da Espanha. Sua carreira é marcada por produções que exploram a relação entre natureza, espiritualidade e personagens em contextos marginais. Laxe costuma misturar elementos de documentário e ficção em suas obras.
Seu primeiro longa-metragem, “Todos vós sodes capitáns” (2010), conquistou o prêmio da crítica internacional no Festival de Cannes. Ele também recebeu outros prêmios na mesma mostra: o Grande Prêmio da Semana da Crítica por “Mimosas” (2016) e o Prêmio do Júri por “O que arde” (2019).
Este ano, o filme “Sirât” acompanhou a jornada mística entre pai e filho pelo Marrocos, o que rendeu ao diretor o Grande Prêmio do Júri em Cannes. A obra está entre as favoritas para a próxima edição do Oscar.
Entre os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pela escolha dos indicados ao Oscar, há cerca de 10 mil pessoas, incluindo profissionais brasileiros convidados ou que já foram indicados em outras ocasiões. Alguns dos nomes brasileiros ativos na AMPAS são Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Selton Mello.
Além de “O Agente Secreto”, o filme brasileiro “Sonhos de Trem” está indicado na categoria Melhor Fotografia. Adolpho Veloso é um dos candidatos mais citados para a premiação pelo seu trabalho técnico.
A 98ª edição do Oscar terá o comediante Conan O’Brien como apresentador pela segunda vez consecutiva. A cerimônia ocorre em 15 de março de 2026, em Los Angeles, com a expectativa de reconhecimento internacional para produções brasileiras e estrangeiras.
—
Palavras-chave para SEO: Óliver Laxe, Oscar 2026, O Agente Secreto, Sirât, indicações ao Oscar, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, cinema brasileiro, cinema espanhol, Festival de Cannes, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com

