Pop & Arte

A voz da cantora Nara Leão, uma das referências da

A voz da cantora Nara Leão, uma das referências da
  • Publishedjaneiro 19, 2026

A voz da cantora Nara Leão, uma das referências da Música Popular Brasileira (MPB), será recuperada em um álbum póstumo com oito gravações inéditas, lançado no próximo dia 25 de janeiro, data que marca o Dia da Bossa Nova. O disco “A bossa rara de Nara” reúne faixas associadas ao movimento que marcou a música brasileira na década de 1950.

As faixas do álbum foram resgatadas pelo produtor musical Raymundo Bittencourt a partir de uma fita DAT encontrada em 2025 durante a organização do seu estúdio. Embora não possuam data exata de gravação, as músicas são presumivelmente dos anos 1980, período em que Nara Leão realizava shows e produzia discos em parceria com Roberto Menescal.

Para montar o álbum, Bittencourt digitalizou as vozes originais de Nara Leão, mas optou por não aproveitar o acompanhamento original de violão. No lugar dele, convocou músicos como Diógenes de Souza (baixo), João Cortez (bateria) e Leandro Freixo (flauta e teclados) para criar um acompanhamento instrumental novo, deixando a voz da cantora em destaque.

O repertório do álbum traz clássicos da bossa nova e da música brasileira, entre eles “Chega de saudade”, composta por Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em 1958, e “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e Antonio Maria de 1959. Outras músicas presentes são “Fotografia” (Jobim, 1959), “Tristeza de nós dois” (Maurício Einhorn, Bebeto Castilho e Durval Ferreira, 1960), “O barquinho” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, 1961), “Você e eu” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961), “Diz que fui por aí” (Zé Ketti e Hortênsio Rocha, 1964) e “Wave” (Jobim, 1967).

Nara Leão foi considerada a musa da bossa nova, ainda que tenha se identificado publicamente com o gênero somente a partir de 1971, quando lançou um álbum gravado em Paris que reuniu clássicos do movimento em uma obra em formato de LP duplo. Durante sua carreira, ela transitou por diferentes estilos e repercutiu musicalmente em diversos períodos da MPB.

O lançamento de “A bossa rara de Nara” ocorre numa data emblemática para o gênero, reforçando a ligação da artista com o cancioneiro da bossa nova e ampliando o legado musical deixado por ela. A obra promete apresentar ao público uma nova faceta da cantora por meio de gravações pouco conhecidas e revisadas com recurso técnico atual.

O álbum estará disponível nas principais lojas físicas e plataformas digitais a partir do Dia da Bossa Nova, 25 de janeiro de 2026.

Palavras-chave: Nara Leão, álbum póstumo, bossa nova, gravações inéditas, Dia da Bossa Nova, MPB, Raymundo Bittencourt, Roberto Menescal, música brasileira, Antonio Carlos Jobim

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply