O TikTok vai implementar nas próximas semanas uma

Imagem: s2-g1.glbimg.com

O TikTok vai implementar nas próximas semanas uma nova tecnologia de detecção de idade em toda a Europa para reforçar a identificação de usuários menores de 13 anos, informou a empresa à Reuters nesta sexta-feira (16). A medida ocorre em resposta à pressão regulatória crescente das autoridades europeias sobre a verificação de idade em plataformas digitais.

O sistema, que ainda não havia sido divulgado, sucede um projeto-piloto de um ano no continente europeu. Ele avalia informações de perfil, vídeos publicados e sinais comportamentais para prever se a conta pode pertencer a um menor de idade. As contas sinalizadas passarão por revisão de moderadores especializados antes de qualquer decisão sobre banimento.

A adoção da nova tecnologia ocorre em um contexto de maior escrutínio das autoridades locais, que questionam a eficácia e a privacidade dos métodos atuais de verificação de idade. A União Europeia, em especial, intensificou regras para proteção de dados e a fiscalização sobre o uso das redes sociais por crianças.

Outros países também adotam medidas restritivas. Em 2023, a Austrália proibiu o uso de redes sociais para menores de 16 anos. Na Europa, o Parlamento busca estabelecer limites mínimos de idade, enquanto a Dinamarca propõe a proibição para menores de 15 anos. No Reino Unido, o projeto-piloto da plataforma levou à remoção de milhares de contas de crianças com menos de 13 anos.

O TikTok reconhece que não existe um método globalmente aprovado para verificar idade sem comprometer a privacidade dos usuários. Para contestação de banimentos, a empresa usará estimativas faciais feitas pelo provedor Yoti, além de checagens de cartão de crédito e documentos oficiais. A Meta, controladora do Facebook, também utiliza o Yoti para verificar idade.

De acordo com o TikTok, a nova tecnologia foi desenvolvida especificamente para atender às exigências regulatórias da Europa. A empresa trabalhou em parceria com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, sua principal autoridade na União Europeia, durante o desenvolvimento do sistema.

Os usuários europeus serão notificados à medida que a tecnologia for implementada. A iniciativa reflete a tentativa da plataforma em se adequar às normas de proteção de dados e a exigência das autoridades para garantir maior controle sobre a presença de menores nas redes sociais.

Palavras-chave para SEO: TikTok, verificação de idade, proteção de dados, União Europeia, redes sociais, menores de idade, tecnologia de detecção de idade, ByteDance, regulamentação digital, Yoti.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile