O governo autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia

Imagem: s2-g1.glbimg.com

O governo autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar mais de 39 mil trabalhadores temporários para realizar dois novos censos no país. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de dezembro e visa atender às demandas de levantamentos com necessidade operacional intensiva e temporária.

As vagas serão distribuídas para atuação no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e no Censo da População em Situação de Rua. O primeiro tem foco na coleta de informações sobre a produção no campo, enquanto o segundo busca mapear pessoas em situação de rua, que requer abordagem e metodologia específicas.

A maior parte das oportunidades, cerca de 27,3 mil, é para o cargo de recenseador, responsável pela coleta direta dos dados. As demais vagas contemplam funções operacionais e de apoio, mas os detalhes sobre as atribuições específicas serão esclarecidos no edital, que ainda não foi divulgado.

O processo seletivo será simplificado e aberto a quem desejar participar, mas o IBGE ainda não definiu as datas de inscrição, aplicação de provas ou divulgação dos resultados. O instituto tem até seis meses, a partir da publicação da portaria, ou seja, até o mês de maio, para lançar o edital contendo todas as informações sobre o concurso.

Sobre salários, os valores ainda não foram estipulados e serão definidos pelo IBGE, que custeará as despesas via orçamento próprio, enquadradas como “Outras Despesas Correntes”. A contratação depende da confirmação da disponibilidade orçamentária, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A autorização para essa contratação em massa se deve à complexidade e à escala dos censos, que exigem equipes numerosas para realizar a pesquisa de campo em todo o território nacional em curto espaço de tempo.

O último concurso para contratação temporária pelo IBGE ocorreu em 2023, com 8.141 vagas para pesquisas, além de 895 vagas no Concurso Público Nacional Unificado do mesmo ano. Atualmente, o IBGE mantém outro processo seletivo temporário aberto, com 9.580 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.

Essas contratações temporárias refletem a natureza pontual do trabalho de levantamento de dados do IBGE, que demanda aumento de pessoal em períodos específicos para executar pesquisas de grande escala e complexidade. A expectativa é que as novas seleções fortaleçam a capacidade do instituto para a realização dos censos previstos.

Palavras-chave relacionadas para SEO: IBGE 2024, concurso temporário IBGE, vagas temporárias IBGE, censos IBGE, Censo Agropecuário, Censo População em Situação de Rua, edital IBGE, processo seletivo IBGE, recenseador IBGE, salários IBGE, contratação temporária IBGE.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile