Pop & Arte

A Mattel lançou nesta segunda-feira (12) a primeira

A Mattel lançou nesta segunda-feira (12) a primeira
  • Publishedjaneiro 12, 2026

A Mattel lançou nesta segunda-feira (12) a primeira Barbie autista, criada em parceria com a organização Autistic Self-Advocacy Network (ASAN) para refletir características e experiências comuns no espectro autista. O lançamento busca ampliar a representatividade e promover a compreensão sobre as diversas formas de vivenciar e comunicar o mundo.

A boneca traz articulações nos cotovelos e pulsos, que possibilitam movimentos repetitivos. O olhar deslocado representa a tendência de algumas pessoas autistas evitarem o contato visual direto. Ela acompanha um fidget spinner, objeto utilizado para aliviar o estresse e melhorar o foco. Além disso, a Barbie tem um fone de ouvido para cancelar ruídos e reduzir a sobrecarga sensorial.

Outro item incluso é um tablet de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), ferramenta que ajuda na comunicação de pessoas autistas. A roupa da boneca é desenvolvida para ser sensível ao toque, minimizando o contato desconfortável com a pele.

A Mattel afirmou nas redes sociais que a boneca foi criada com a orientação da comunidade autista para representar modos comuns de percepção e expressão do mundo, contribuindo para que mais crianças se reconheçam e desenvolvam empatia.

Até o momento, a Barbie autista não está disponível para compra no site da Mattel Brasil. O g1 entrou em contato com a empresa para obter informações sobre a chegada do produto ao país. Nos Estados Unidos, o valor aproximado da boneca é de US$ 11 (cerca de R$ 59,12).

A Mattel já possui histórico de lançamentos que abordam diversidade e inclusão. Nos últimos anos, a marca colocou no mercado bonecas com deficiências físicas, como modelos em cadeira de rodas e com prótese na perna. A linha Barbie Fashionistas oferece opções variadas de tons de pele, estilos de cabelo e roupas, buscando refletir diferentes identidades.

Em 2018, a empresa lançou a Barbie engenheira robótica, incentivando o interesse de meninas por áreas de tecnologia e programação. No mesmo ano, também apresentou uma Barbie inspirada na artista Frida Kahlo, entre outras personalidades femininas, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Com esses lançamentos, a Mattel aposta em ampliar o alcance de representações reais no universo das bonecas, com foco em diversidade cultural, física e agora neurológica.

**Palavras-chave para SEO:** Barbie autista, Mattel, boneca autista, fone de ouvido, tablet CAA, diversidade, inclusão, boneca com deficiência, brinquedo sensível ao toque, boneca representativa, Barbie Fashionistas.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply