Economia

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e
  • Publishedjaneiro 9, 2026

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (9) que cerca de 30% dos exportadores brasileiros, aproximadamente 9 mil empresas, comercializam produtos para países da União Europeia (UE). A declaração foi feita após a aprovação provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia pelos países do bloco europeu.

Mais cedo, a presidência rotativa da UE, exercida pelo Chipre, anunciou que a maioria dos estados-membros do bloco confirmou a aprovação do acordo de livre comércio com o Mercosul. O prazo para envio dos votos por escrito se encerrou às 17h, no horário de Bruxelas (13h, em Brasília). O tratado é considerado o maior acordo comercial do mundo em termos de população e Produto Interno Bruto (PIB).

O acordo unifica dois grandes blocos econômicos, abrangendo cerca de 720 milhões de pessoas e um PIB conjunto superior a US$ 22 trilhões. O texto prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas sobre mercadorias importadas e exportadas entre os blocos. Além disso, estabelece regras comuns para comércio de bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios.

Para o Brasil, maior economia do Mercosul, o acordo amplia o acesso a um mercado de cerca de 451 milhões de consumidores. A expectativa é de que o tratado beneficie não apenas o agronegócio, mas também outros setores industriais brasileiros, com maior facilidade para a exportação de diferentes produtos.

Analistas avaliam que o acordo pode estimular investimentos e fortalecer a integração econômica entre a América do Sul e a Europa. O tratado demanda a adaptação das legislações dos países envolvidos para assegurar o cumprimento das normas comuns estabelecidas.

A confirmação da aprovação pelo Parlamento Europeu ainda é necessária para a ratificação definitiva do acordo. O processo pode levar meses, dependendo da tramitação nas diferentes casas legislativas dos países membros do Mercosul e da UE.

O acordo entre Mercosul e União Europeia representa um passo relevante na ampliação das relações comerciais entre os dois blocos, com potencial impacto positivo para empresas e consumidores dos dois lados. Segue em análise o detalhamento dos termos e os planos para a implementação gradativa do tratado.

**Palavras-chave para SEO:**
Acordo Mercosul União Europeia, exportadores brasileiros, Geraldo Alckmin, comércio internacional, livre comércio, blocos econômicos, mercado europeu, indústria brasileira, agronegócio, integração econômica.

Fonte: g1.globo.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply