A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie perdeu nesta quarta-feira (7) um dos seus filhos gêmeos, Nkanu Nnamdi, de 1 ano e 9 meses, após uma breve doença, segundo informou a família da autora à BBC. A família declarou estar “devastada por esta profunda perda” e pediu privacidade e orações.
Nkanu Nnamdi nasceu em 2024, junto com seu irmão gêmeo, ambos gerados por meio de barriga de aluguel. Chimamanda Ngozi Adichie é casada com o Dr. Ivara Esege, pai das crianças. A escritora teve sua primeira filha em 2016.
Chimamanda, hoje com 48 anos, é reconhecida internacionalmente por seus romances, contos e ensaios que exploram temas como identidade, feminismo, racismo, colonialismo e imigração. Entre suas obras mais famosas estão “Hibisco Roxo”, “Meio Sol Amarelo” e “Americanah”, livros que foram traduzidos para vários idiomas e receberam diversos prêmios.
Além de sua produção literária, Adichie ganhou destaque global graças a seus ensaios e palestras, especialmente a TED Talk “O perigo de uma história única” e o ensaio “Sejamos todos feministas”. Este último tem sido referência importante no debate sobre igualdade de gênero.
A perda do filho representou um momento difícil para a escritora e sua família, que receberam mensagens de apoio após a divulgação da notícia. Eles agradeceram as manifestações de solidariedade e solicitaram respeito à intimidade neste momento.
Chimamanda Ngozi Adichie mantém sua relevância na literatura contemporânea e nos debates sociais, apesar do impacto pessoal desta tragédia familiar. A autora continua sendo uma das vozes mais influentes da cultura e do pensamento global.
Palavras-chave para SEO: Chimamanda Ngozi Adichie, perda do filho, gêmeos, escritora nigeriana, literatura contemporânea, feminismo, racismo, barriga de aluguel, Americanah, Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo, TED Talk, Sejamos todos feministas, identidade, colonialismo, imigração.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com

