Pop & Arte

O cineasta brasileiro Adolpho Veloso venceu o Critics

O cineasta brasileiro Adolpho Veloso venceu o Critics
  • Publishedjaneiro 5, 2026

O cineasta brasileiro Adolpho Veloso venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”. A premiação aconteceu na noite deste domingo (4) nos Estados Unidos.

Veloso competiu com nomes como Claudio Miranda (“F1”), Dan Laustsen (“Frankenstein”), Łukasz Żal (“Hamnet”), Michael Bauman (“Uma Batalha Após a Outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”). “Sonhos de Trem” retrata a vida de um lenhador nos Estados Unidos do início do século 20, enfrentando temas de amor e perda em um contexto de mudanças sociais.

Na mesma cerimônia, o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O ator Wagner Moura, protagonista da produção, foi indicado a Melhor Ator pelo longa e a Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por “Ladrões de Drogas”, mas não venceu. Os prêmios foram para Timothée Chalamet (“Marty Supreme”) e Owen Cooper (“Adolescência”), respectivamente.

O Critics Choice Awards é organizado pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA) e é considerado um indicador importante para a temporada do Oscar, que este ano será realizado em 15 de março.

“O Agente Secreto” também foi indicado ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não Inglesa. O anúncio das indicações foi divulgado em 8 de dezembro, e a cerimônia está marcada para 11 de janeiro.

Na disputa por Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro, “O Agente Secreto” concorre com “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”. Na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, ele enfrenta obras como “Foi Apenas um Acidente” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

No ano passado, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas perdeu para o longa francês “Emilia Perez”.

Wagner Moura tem reforçado a campanha para que “O Agente Secreto” obtenha reconhecimento no Oscar 2026. A produção brasileira tem ganhado espaço na temporada de premiações internacionais.

Adolpho Veloso destacou-se pela sua contribuição técnica na fotografia, um elemento fundamental para a narrativa visual de “Sonhos de Trem”, reconhecida pelos críticos americanos.

O evento consolidou a presença do cinema brasileiro em premiações internacionais e reafirmou a importância da produção nacional no cenário global.

Palavras-chave: Adolpho Veloso, Critics Choice Awards 2026, Melhor Fotografia, Sonhos de Trem, O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, Globo de Ouro 2026, cinema brasileiro, premiações internacionais, BFCA, Oscar 2026.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply