Economia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou
  • Publishedjaneiro 3, 2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) que companhias petrolíferas americanas irão atuar para reconstruir a indústria de petróleo da Venezuela, após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças americanas no país. A operação militar ocorreu em Caracas e resultou na detenção de Maduro, que foi levado sob custódia para os EUA.

Trump afirmou que as empresas petrolíferas dos EUA vão investir bilhões de dólares para reparar a infraestrutura do setor petroleiro venezuelano, que, segundo ele, está em condição precária. O presidente americano acusou governos anteriores da Venezuela de terem apropriado as instalações da indústria petrolífera, construída originalmente com investimento e conhecimento técnico dos Estados Unidos.

Segundo Trump, o que ele classificou como o “maior roubo de propriedade americana na história” será revertido com a entrada das companhias americanas no mercado venezuelano. Ele disse que o governo dos EUA conduziu uma operação militar “extraordinária” na capital venezuelana, utilizando forças aéreas, terrestres e marítimas, que segundo ele foi a maior desde a Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista à rede Fox News, Trump disse que a decisão sobre o futuro da Venezuela ainda será tomada, considerando as mudanças recentes ocorridas no país após a captura de Maduro. O presidente venezuelano e sua esposa, Cilia Flores, foram retirados da Venezuela por via aérea e transferidos para os Estados Unidos, onde deverão responder a processos judiciais em Nova York.

O governo da Venezuela respondeu declarando estado de emergência, afirmou que desconhece o paradeiro de Maduro e exigiu uma prova de vida do presidente. Até o momento, não há informações oficiais sobre vítimas ou danos causados durante a operação militar.

A captura de Maduro e a promessa de intervenção no setor petrolífero venezuelano marcam uma nova fase nas relações entre os dois países, com os Estados Unidos ampliando sua atuação no território venezuelano após anos de tensão política e econômica. As próximas decisões do governo americano devem definir os rumos da Venezuela diante dessa mudança no comando e da reestruturação de sua principal indústria.

Palavras-chave relacionadas: Nicolás Maduro, Donald Trump, captura, Venezuela, petróleo, indústria petrolífera, operação militar, Estados Unidos, crise venezuelana, investimento petrolífero.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply