Economia

O Brasil criou 85,9 mil empregos formais em

O Brasil criou 85,9 mil empregos formais em
  • Publisheddezembro 30, 2025

O Brasil criou 85,9 mil empregos formais em novembro de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego nesta terça-feira (30). O número representa uma queda de 19,1% em relação a novembro de 2023, quando foram gerados cerca de 106,1 mil postos de trabalho com carteira assinada.

No mês de novembro, foram registradas 1,98 milhão de contratações e 1,89 milhão de demissões no país. O resultado mostra desaceleração na criação de vagas formais para o período.

No acumulado de janeiro a novembro de 2024, o Brasil criou 1,9 milhão de empregos formais. Este número é 10,9% inferior ao registrado no mesmo intervalo do ano anterior, quando foram abertas 2,12 milhões de vagas.

O desempenho do ano atual indica o pior nível de geração de empregos formais para os primeiros onze meses desde 2023, quando foram criados 1,78 milhão de empregos com carteira assinada.

Os dados do Ministério do Trabalho destacam que a desaceleração na criação de empregos reflete mudanças no mercado de trabalho e na economia brasileira, sem indicação de retomada forte para o fechamento do ano.

O levantamento é baseado nos registros de vínculos empregatícios com carteira assinada, que são formalizados e acompanhados pelo governo federal. Esse indicador é importante para medir a saúde do mercado de trabalho formal no país.

Até o momento, o Ministério do Trabalho e do Emprego não divulgou análises detalhadas sobre os setores que mais influenciaram o recuo na geração de empregos em novembro.

A reportagem está em atualização conforme novas informações forem disponibilizadas pelas autoridades responsáveis.

Palavras-chave: empregos formais Brasil, geração de empregos, mercado de trabalho, carteira assinada, novembro 2024, Ministério do Trabalho, desenvolvimento econômico, vagas de emprego, estatísticas trabalhistas.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply