A Meta anunciou nesta segunda-feira (29) a aquisição

A Meta anunciou nesta segunda-feira (29) a aquisição da startup chinesa Manus, visando acelerar a integração de inteligência artificial (IA) avançada em suas plataformas. Fundada na China com sede atual em Singapura, a empresa ficou conhecida por desenvolver um agente de IA geral que opera com menos instruções que chatbots tradicionais.
Manus ganhou destaque no início de 2024 após lançar uma tecnologia capaz de tomar decisões e executar tarefas de forma autônoma, o que levou alguns analistas a compará-la ao DeepSeek, outro agente de IA que teve repercussão no começo do ano. O produto da Manus foi reconhecido também pela televisão estatal chinesa.
A mudança da sede para Cingapura ocorreu em meio a um movimento de diversas empresas chinesas que buscam reduzir os riscos das tensões comerciais e políticas entre China e Estados Unidos. Apesar da origem chinesa, os produtos da Manus ainda não estão disponíveis no mercado chinês.
A startup afirma que seu agente de IA supera o desempenho do DeepResearch da OpenAI. Ela mantém uma parceria estratégica com a Alibaba para o desenvolvimento conjunto de modelos de IA. A Meta pretende operar e comercializar a solução da Manus, além de integrá-la em seus serviços para consumidores e empresas, inclusive no Meta AI.
Os valores financeiros da compra não foram divulgados oficialmente, mas fontes próximas ao negócio estimam o valor entre US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões. A Manus não se pronunciou imediatamente sobre o acordo.
Empresas de tecnologia, como a Meta, têm aumentado suas apostas na área de inteligência artificial por meio de aquisições e contratação de especialistas. A competição pelo domínio da tecnologia é intensa, considerando o impacto crescente da IA no mercado digital global.
O investimento reforça a estratégia da Meta de fortalecer suas capacidades em IA, buscando oferecer produtos mais autônomos e eficientes para usuários e corporações.
Palavras-chave: Meta, Manus, inteligência artificial, startup chinesa, aquisição, agente de IA, DeepSeek, Singapura, Alibaba, tecnologia, mercado de IA, Meta AI.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com