Pop & Arte

Em 2025, a cultura viveu momentos marcantes no

Em 2025, a cultura viveu momentos marcantes no
  • Publisheddezembro 27, 2025

Em 2025, a cultura viveu momentos marcantes no Brasil e no mundo, do primeiro Oscar conquistado pelo cinema brasileiro a grandes eventos artísticos e perdas significativas. O ano também contou com avanços em museus, altos valores em leilões e a volta de escritores consagrados.

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, ganhou o Oscar de melhor filme internacional em março, uma vitória inédita para o Brasil. A obra, ambientada na ditadura militar brasileira, competiu com produções da Dinamarca, França, Alemanha e Letônia. Apesar do prêmio, “Ainda Estou Aqui” não levou o troféu de melhor filme nem Fernanda Torres foi premiada como melhor atriz.

Outros filmes brasileiros tiveram destaque em 2025. “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, recebeu o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, enquanto “O Agente Secreto” estreou simultaneamente no Brasil, Alemanha e Portugal e foi indicado ao Globo de Ouro 2026, sendo a aposta do país para o próximo Oscar.

No Rio de Janeiro, Lady Gaga realizou um show na Praia de Copacabana que reuniu mais de 2 milhões de pessoas, segundo a prefeitura. Foi o maior público da carreira da cantora e seu retorno ao Brasil após oito anos, desde o cancelamento de sua apresentação no Rock in Rio de 2017.

A Academia Brasileira de Letras incluiu em 2025, pela primeira vez em 128 anos, uma mulher negra entre seus membros. Ana Maria Gonçalves, autora do romance histórico “Um defeito de cor”, ganhou a cadeira número 33 com 30 de 31 votos. Ela destacou em seu discurso a importância de sua ancestralidade.

Escritores renomados também retornaram às livrarias. Ken Follett publicou “Círculo dos Dias”, um romance épico ambientado há 4,5 mil anos em torno do mistério de Stonehenge. Em seguida, Dan Brown lançou “O Segredo Final”, mais um título da série protagonizada pelo especialista em simbologia Robert Langdon, com trama ambientada em Praga.

O ano teve episódios negativos, como os roubos em museus. Em 19 de outubro, o Museu do Louvre, em Paris, teve oito peças da antiga Coroa francesa furtadas, avaliadas em 88 milhões de euros. A segurança do museu foi questionada após o crime, que segue sem solução. Em dezembro, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, registrou o roubo de 13 obras, entre gravuras de Henri Matisse e pinturas de Candido Portinari. A polícia prendeu três suspeitos.

O Grande Museu Egípcio, após duas décadas de obras e atrasos, abriu suas portas em 2025. Com 500 mil metros quadrados, o complexo abriga mais de 100 mil peças da história do Egito, incluindo 5 mil artefatos da tumba de Tutancâmon, expostos pela primeira vez, e o barco funerário do faraó Quéops, com mais de 4 mil anos.

No mercado de arte, recordes foram quebrados. O “Retrato de Elisabeth Lederer”, de Gustav Klimt, foi vendido por US$ 236 milhões em Nova York, tornando-se a obra moderna mais cara leiloada. Já o autorretrato “El Sueño (La cama)”, de Frida Kahlo, alcançou US$ 54,7 milhões, o maior valor pago por uma obra de uma artista mulher.

O Brasil enfrentou perdas na cultura com a morte da cantora Preta Gil, em julho, aos 50 anos, após luta contra câncer no intestino. Em maio, faleceu o fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente. Outros nomes como Angela Roro, Arlindo Cruz, Bira Presidente, Cacá Diegues, Francisco Cuoco e Hermeto Pascoal também morreram. Globalmente, morreram o cineasta David Lynch, os atores Udo Kier, Diane Keaton e Robert Redford, além do cantor e compositor Ozzy Osbourne.

Assim, 2025 consolidou avanços importantes na cultura, evidenciou desafios na proteção do patrimônio e registrou despedidas que impactaram tanto o Brasil quanto a cultura mundial.

Palavras-chave relacionadas: Oscar 2025, cinema brasileiro, Lady Gaga Rio 2025, Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Gonçalves, Ken Follett, Dan Brown, roubos em museus, Museu do Louvre, Biblioteca Mário de Andrade, Grande Museu Egípcio, Tutancâmon, Gustav Klimt leilão, Frida Kahlo leilão, Preta Gil falecimento, Sebastião Salgado, cultura em 2025.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply