O governo divulgou o calendário de pagamento do

O governo divulgou o calendário de pagamento do Bolsa Família para o ano de 2026, com início previsto para 19 de janeiro. Os primeiros beneficiários a receber serão aqueles com Número de Identificação Social (NIS) final 1.
Os pagamentos ocorrerão nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada, conforme o final do NIS. Em dezembro, o pagamento acontecerá entre os dias 10 e 23, encerrando-se antes do Natal.
Para janeiro de 2026, o cronograma é o seguinte: NIS final 1 recebe em 19/1, 2 em 20/1, 3 em 21/1, 4 em 22/1, 5 em 23/1, 6 em 26/1, 7 em 27/1, 8 em 28/1, 9 em 29/1 e 0 em 30/1. Nos meses seguintes, as datas dos pagamentos se estendem conforme previsão oficial, de fevereiro a novembro, entre meados e o fim do mês.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que o calendário foi divulgado para organizar a distribuição dos recursos e evitar irregularidades, como o uso do benefício para apostas, tema que levou o ministro Luiz Fux a determinar medidas de controle.
Podem receber o Bolsa Família famílias com renda mensal por pessoa de até R$ 218. Para essa definição, soma-se a renda total da família e divide-se pelo número de integrantes. Além disso, os beneficiários precisam cumprir contrapartidas relacionadas à educação, saúde e vacinação.
O cadastro para participar deve ser feito no Cadastro Único (CadÚnico), registrado pelo governo federal como ferramenta para inclusão social. Estar inscrito no CadÚnico não garante automaticamente o acesso ao programa, pois é necessária avaliação específica para o Bolsa Família.
Os valores do benefício podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa TEM e internet banking, eliminando a necessidade de deslocamento até agências. Também é possível usar o cartão do Bolsa Família para compras via função débito, além de sacar em terminais automáticos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal.
O governo reforça que o calendário e as regras do programa são atualizados regularmente para garantir a efetividade da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. As novas medidas do ministro Luiz Fux buscam evitar desvios de recursos e assegurar que o dinheiro seja utilizado conforme previsto no programa social.
Palavras-chave relacionadas para SEO: Bolsa Família 2026, calendário Bolsa Família, pagamento Bolsa Família, NIS Bolsa Família, Cadastro Único, programa social, benefícios sociais, saque Bolsa Família, app Caixa TEM.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com