Zeca Pagodinho recebeu, na noite de 10 de dezembro de

Zeca Pagodinho recebeu, na noite de 10 de dezembro de 2025, o Prêmio UBC pelo conjunto de sua obra autoral em cerimônia realizada na sede da União Brasileira de Compositores (UBC), no Rio de Janeiro. A festa reuniu diversos artistas da música brasileira para homenagear o sambista carioca em um evento com formato que remeteu a um ambiente de botequim.
O troféu foi entregue por Marcelo Castello Branco e Fernanda Takai, CEO e diretora da UBC, respectivamente. O ato contou com a participação de vários nomes da cena musical que interpretaram composições de Zeca Pagodinho em parcerias distintas, destacando sua trajetória e influências no samba e outros gêneros.
Gilberto Gil foi um dos convidados de destaque e abriu a programação musical executando o samba “Deixa a vida me levar”, ao lado do próprio Zeca. Outros duos também se apresentaram, como Vanessa da Mata com João Gomes em “Bagaço da laranja” e Mariene de Castro com Zélia Duncan em “Brincadeira tem hora”.
Hamilton de Holanda tocou bandolim enquanto Moacyr Luz interpretou “Não sou mais disso”, composição de Zeca com Jorge Aragão. Roberta Sá e Wilson Simoninha cantaram o samba “Mutirão de amor”, obra assinada por Zeca, Jorge Aragão e Sombrinha. Teresa Cristina e Rildo Hora deram voz à música “Lente de contato”, pouco conhecida do repertório autoral do homenageado.
Zeca Baleiro assumiu o palco para apresentar “Judia de mim”, parceria de Zeca com Wilson Moreira. O trio Gilsons, com participação do rapper BK, interpretou “Vou botar teu nome na macumba”. Representando o funk paulista, MC Hariel juntou-se ao carioca Xande de Pilares em “Faixa amarela”.
A cerimônia foi encerrada com Zeca cantando “Camarão que dorme a onda leva” acompanhado dos convidados no palco, samba gravado originalmente por Beth Carvalho, mãe de Luana Carvalho, que representou a artista falecida. O neto do homenageado, Noah, também participou da execução ao cantar trechos da música.
Após o encerramento oficial, os artistas permaneceram na sede da UBC para continuar a cantoria de forma informal, em um clima que remeteu à convivência característica dos encontros em botequins. O evento reforçou o reconhecimento da importância de Zeca Pagodinho para a música popular brasileira e seu legado no samba.
Palavras-chave (para SEO): Zeca Pagodinho, Prêmio UBC 2025, samba, música brasileira, Gilberto Gil, Vanessa da Mata, João Gomes, Mariene de Castro, Zélia Duncan, Moacyr Luz, Roberto Sá, Wilson Simoninha, Teresa Cristina, Rildo Hora, Zeca Baleiro, Gilsons, MC Hariel, Xande de Pilares, Beth Carvalho, Rio de Janeiro, União Brasileira de Compositores.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com