Economia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco
  • Publishednovembro 13, 2025

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniram nesta quinta-feira (13) em Washington para tratar das tarifas americanas aplicadas a produtos brasileiros. O encontro teve como objetivo discutir um marco recíproco para a relação comercial entre os dois países e avançar nas negociações para a resolução das pendências comerciais.

Após a reunião, Marco Rubio publicou uma foto ao lado de Mauro Vieira e ressaltou a importância do diálogo para fortalecer os laços comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Ele reforçou que os dois governos discutiram temas de interesse mútuo e buscaram caminhos para avanços nas negociações.

Mauro Vieira informou que o Brasil apresentou uma proposta para solucionar as questões relacionadas às tarifas, e aguarda uma resposta dos Estados Unidos sobre um “mapa do caminho” para orientar o processo. Segundo o ministro, o objetivo é criar um roteiro para as negociações nos próximos anos, visando um acordo abrangente.

O Brasil busca derrubar o aumento de 50% imposto pelos Estados Unidos a uma série de produtos brasileiros, conhecido como “tarifaço americano”. As tarifas causam impactos nas exportações do país, especialmente em setores agrícolas e industriais.

Vieira destacou que a reunião desta quinta-feira em Washington foi a terceira com Marco Rubio em menos de uma semana. Os dois já haviam se encontrado duas vezes durante a cúpula do G7 no Canadá, realizada na quarta-feira (12). Segundo o chanceler, Rubio demonstrou interesse do governo americano em acelerar o processo de negociação.

Antes do encontro presencial em Washington, autoridades do governo brasileiro participaram de uma reunião virtual de alto nível em 4 de novembro. Na ocasião, representantes do Itamaraty, do Ministério da Fazenda e do Ministério da Economia responderam detalhadamente à lista de demandas enviadas pelos Estados Unidos em 16 de outubro.

De acordo com Mauro Vieira, Marco Rubio afirmou que os Estados Unidos estão analisando a resposta brasileira e devem enviar um retorno “muito rapidamente”, possivelmente ainda esta semana ou no início da próxima. O secretário americano enfatizou a intenção do governo de resolver as pendências de forma célere.

Além disso, o ministro mencionou que Rubio citou comentários do presidente norte-americano Donald Trump, que teria manifestado satisfação com a reunião realizada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Malásia, e demonstrado vontade de avançar na solução das disputas comerciais.

O objetivo dos dois governos é concluir até o fim deste mês, ou no máximo no início de dezembro, um acordo provisório que estabeleça um plano de ação para as negociações futuras. Esse acordo deverá guiar as tratativas por um a dois anos, até que um compromisso final e abrangente seja alcançado.

Quando questionado sobre a inclusão do setor do café brasileiro na pauta, Mauro Vieira explicou que as discussões recentes focaram no marco geral das negociações. Embora o governo Trump tenha sinalizado a possibilidade de remover as tarifas extras sobre o café, ainda não há detalhes sobre quais países seriam beneficiados.

A negociação técnica dos temas específicos seguirá por outros canais, enquanto os canais políticos buscam um entendimento global para a relação comercial. Brasil e Estados Unidos mantêm o diálogo aberto para minimizar os impactos das tarifas e fortalecer a parceria econômica.

Palavras-chave relacionadas para SEO: tarifas Estados Unidos Brasil, Marco Rubio, Mauro Vieira, negociação comercial Brasil EUA, tarifaço americano, Donald Trump, Lula da Silva, acordo comercial, tarifas sobre café, comércio internacional, relações bilaterais.

Fonte: g1.globo.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply