A Recording Academy divulgou nesta sexta-feira (7) os

A Recording Academy divulgou nesta sexta-feira (7) os indicados ao Grammy 2026, a principal premiação da música dos Estados Unidos, que será realizada em 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. A edição deste ano inclui duas novas categorias: Melhor Capa de Álbum e Melhor Álbum de Country Tradicional.
Ao todo, o Grammy 2026 terá 95 categorias, cobrindo diversos gêneros e formatos musicais. A inclusão das categorias de country tradicional e contemporâneo permite que discos do gênero sejam reconhecidos em mais de uma área específica.
Entre os indicados na disputa de Álbum do Ano estão Bad Bunny, Justin Bieber, Sabrina Carpenter, Clipse com Pusha T e Malice, Lady Gaga, Kendrick Lamar, Leon Thomas e Tyler, The Creator. Já na categoria Gravação do Ano, destacam-se Bad Bunny, Sabrina Carpenter, Doechii, Billie Eilish, Lady Gaga, Kendrick Lamar com SZA, Chappell Roan e Rosé com Bruno Mars.
Kendrick Lamar, que venceu o Grammy de Gravação do Ano, retorna forte em várias categorias, como Música do Ano com a canção “Luther”, indicada também com SZA, que concorre na mesma categoria. Outros nomes sinalizados para destaque são Billie Eilish, Sabrina Carpenter e Lady Gaga.
A categoria de Artista Revelação conta com Olivia Dean, Katseye, The Marias, Addison Rae, sombr, Leon Thomas, Alex Warren e Lola Young, refletindo a diversidade de novos talentos na música atual.
No segmento dos álbuns, a competição também abrange gêneros como música urbana, com indicações para Bad Bunny, J Balvin, Feid, Nicki Nicole, Trueno e Yandel. Em R&B, estão Giveon, Coco Jones, Ledisi, Teyana Taylor e Leon Thomas.
A lista de indicados a Melhor Álbum de Rap inclui Clipse com Pusha T e Malice, GloRilla, JID, Kendrick Lamar e Tyler, The Creator. No Rock, disputam Deftones, Haim, Linkin Park, Turnstile e Yungblud.
Para Melhor Álbum de Pop Vocal, os concorrentes são Justin Bieber, Sabrina Carpenter, Miley Cyrus, Lady Gaga e Teddy Swims. A categoria de Melhor Performance Pop Solo Vocal conta com indicações para Justin Bieber, Sabrina Carpenter, Lady Gaga, Chappell Roan e Lola Young.
A trilha sonora também é foco do evento, com a categoria Música para Mídia Visual indicando faixas de Trent Reznor com Atticus Ross para “Tron: Ares”, a música “Golden” do KPop Demon Hunters, além de Elton John e Brandi Carlile, entre outros.
Entre as novidades, a categoria Melhor Álbum de Country Tradicional traz artistas como Charley Crockett, Lukas Nelson, Willie Nelson, Margo Price e Zach Top. Já no Country Contemporâneo, a disputa envolve Kelsea Ballerini, Tyler Childers, Eric Church, Jelly Roll e Miranda Lambert.
Na área técnica, os indicados a Produtor do Ano, não-clássico, são Dan Auerbach, Cirkut, Dijon, Blake Mills e Sounwave. Para Compositor do Ano, estão Amy Allen, Edgar Barrera, Jessie Jo Dillon, Tobias Jesso Jr. e Laura Veltz.
O anúncio dos indicados ao Grammy 2026 mantém o foco na diversidade de gêneros, artistas e profissionais envolvidos na produção musical, refletindo as tendências atuais do mercado norte-americano.
A cerimônia anual segue sendo um dos principais eventos da indústria musical internacional, com expectativa de premiação para os artistas que mais tiveram destaque e impacto ao longo do último ano.
—
Palavras-chave para SEO: Grammy 2026, indicados Grammy, Kendrick Lamar, Álbum do Ano Grammy, Gravação do Ano, música americana, melhor álbum country, artistas revelação Grammy, prêmio música EUA, cerimônia Grammy Los Angeles, categorias Grammy.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com