Economia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Publishednovembro 4, 2025

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pela primeira vez os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil, destacando o surgimento de nomes inspirados em craques do futebol após suas conquistas na Bola de Ouro. A análise, baseada no Censo de 2022, mostra uma relação entre os atletas premiados e o registro dos nomes no país.

Jogadores como Kaká, Messi, Ronaldinho e Zidane passaram a influenciar o registro de nomes no Brasil a partir das datas em que receberam o prêmio. O apelido Kaká, usado por Ricardo Izecson dos Santos Leite, fez surgir 121 crianças com este nome após seu destaque em 2007. Já “Ronaldinho” aparece ligado a dois brasileiros, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, com 187 registros desde a década de 1990.

O argentino Lionel Messi, múltiplo vencedor da Bola de Ouro, inspirou 363 registros no Brasil, incluindo 42 mulheres com o nome. “Zidane”, francês e campeão em 1998, soma 711 registros, número que não existia antes do sucesso do jogador no fim da década de 1990.

O nome “Pelé”, embora não tenha estatísticas de surgimento, é registrado por 75 brasileiros. Além desses, outros nomes de jogadores que fizeram história no futebol nacional também ganharam popularidade nas últimas décadas.

Neymar, atualmente no Santos e maior artilheiro da Seleção Brasileira, foi registrado 2.443 vezes, com aumento expressivo na década de 2010, período em que o atleta figurou nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. Romário teve seu nome registrado 32.110 vezes na década de 1990, coincidindo com a vitória da seleção na Copa do Mundo de 1994.

O goleiro Taffarel, campeão mundial em 1994, popularizou seu nome na década de 1980 ao iniciar a carreira, com 262 registros, mas o uso do nome caiu após 2000.

Outros ídolos do futebol brasileiro também aparecem entre os nomes dados a crianças nascidas durante ou após suas carreiras. Destacam-se Zico e Giorgian Arrascaeta (Flamengo), Evair e Deyverson (Palmeiras), Rivelino e Sócrates (Corinthians), Dalessandro (Internacional) e Robinho (Santos).

Nomes de jogadores estrangeiros que marcaram o futebol brasileiro, como Juan Román Riquelme, também são registrados, mesmo que tenham sido “carrascos” de clubes brasileiros. Riquelme tem 25.942 registros no país.

A influência do futebol na escolha de nomes no Brasil reflete a presença cultural dos atletas no cotidiano e a admiração dos torcedores. A pesquisa do IBGE revela como títulos e desempenho esportivo podem impactar práticas sociais relacionadas à identidade.

Palavras-chave para SEO: nomes populares Brasil, IBGE Censo 2022, nomes inspirados em jogadores, Kaká nome Brasil, Messi Brasil, Ronaldinho nome, Zidane Brasil, nomes futebolistas Brasil, influência futebol nos nomes, Neymar nome Brasil, Romário nome popular, nomes de atletas brasileiros, registro de nomes IBGE

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply