Economia

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em
  • Publishedoutubro 31, 2025

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em 5,6% no trimestre móvel encerrado em setembro, atingindo a mínima histórica pela terceira vez consecutiva, informou nesta sexta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi divulgado por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

A taxa de desemprego se manteve estável em relação ao trimestre encerrado em agosto, quando também alcançou 5,6%. Esse é o menor índice desde o início da série histórica da Pnad Contínua, que teve início em 2012. Em julho, o índice também foi de 5,6%. A taxa recuou frente ao resultado de maio, que foi de 6,2%, e está abaixo do mesmo período de 2024, quando atingiu 6,6%.

Segundo o IBGE, o número total de pessoas desempregadas no país chegou a 6,045 milhões no trimestre encerrado em setembro. Esse é o menor contingente desde 2012. Em comparação com o trimestre anterior, o desemprego caiu 3,3%, o que corresponde a 209 mil pessoas a menos sem emprego. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 11,8%, ou 809 mil pessoas.

O levantamento da Pnad Contínua considera a população economicamente ativa, ou seja, pessoas que estavam trabalhando ou procurando trabalho durante o período da pesquisa. O desemprego é calculado como a proporção de pessoas desocupadas em relação a essa população. Os dados são coletados em pesquisas domiciliares em todo o país e divulgados trimestralmente.

O IBGE destaca que a estabilidade da taxa de desemprego em níveis historicamente baixos é influenciada por diversos fatores, incluindo o desempenho da economia e a criação de vagas formais e informais. A manutenção dessa tendência pode indicar recuperação e estabilidade no mercado de trabalho brasileiro.

Ainda assim, a pesquisa da Pnad também mostra que, apesar da redução do desemprego, outros indicadores do mercado de trabalho, como a qualidade do emprego e a informalidade, devem ser monitorados para avaliar o real impacto das mudanças econômicas sobre os trabalhadores.

A Pnad Contínua é uma ferramenta importante para acompanhar o comportamento do mercado de trabalho, fornecendo dados essenciais para formulação de políticas públicas e para o entendimento do cenário econômico do país.

Palavras-chave para SEO: taxa de desemprego, IBGE, Pnad Contínua, mercado de trabalho, desemprego no Brasil, dados do emprego, pesquisa domiciliar, taxa de desocupação, economia brasileira, janeiro a setembro.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply