A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center para atender à demanda crescente de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. Localizada em Iowa, EUA, a usina operou por 45 anos e está desativada desde 2020, com previsão de retorno às operações em 2029.
O Google firmou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra, que viabilizou o investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão para o projeto de reabertura da usina. A empresa de tecnologia busca garantir fornecimento estável e de baixo carbono para suprir o crescimento do consumo de eletricidade provocado pela expansão da IA.
Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a parceria servirá como modelo para ampliar a capacidade energética do país, mantendo acessibilidade, segurança no fornecimento e geração de empregos. Além disso, o Google planeja explorar novas oportunidades de geração nuclear junto à NextEra diante do aumento da demanda.
O avanço da inteligência artificial tem impulsionado um aumento significativo no consumo energético dos data centers. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que esse consumo pode dobrar até 2030. Empresas de tecnologia, portanto, buscam fontes de energia estáveis e com baixas emissões de carbono, ampliando o interesse pela energia nuclear.
Em 2023, a Microsoft assinou contrato semelhante com a Constellation Energy para reativar a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para voltar a operar em 2028. Segundo o Financial Times, a energia nuclear tem passado por um “renascimento” após declínio iniciado com o desastre de Fukushima em 2011 e a expansão do gás de xisto, alternativa mais barata e disponível na última década.
Especialistas consultados pelo Financial Times alertam que a reabertura de usinas nucleares deve ocorrer com cautela, seguindo rigorosos padrões de segurança e regulação para evitar riscos ambientais e operacionais. A experiência passada reforça a necessidade de supervisão para garantir a integridade das operações e a proteção ambiental.
A NextEra Energy é uma das maiores fornecedoras de energia elétrica dos EUA e tem buscado soluções para atender à crescente demanda da indústria tecnológica por energia confiável e limpa. A reativação da Duane Arnold Energy Center integra essa estratégia para apoiar o crescimento da inteligência artificial no país.
O movimento também ilustra como o setor de tecnologia tem apostado em parcerias com o setor energético para suprir a crescente necessidade elétrica dos data centers, que consomem energia equivalente à de milhões de residências. A aliança entre Google e NextEra pode criar precedentes para investimentos semelhantes em outras regiões.
A expansão do uso da IA tem estimulado a adoção de fontes de energia que conciliem disponibilidade, sustentabilidade e segurança, diante do impacto ambiental crescente da digitalização. A busca por energia nuclear representa uma resposta a essas demandas, apesar dos desafios técnicos e regulatórios envolvidos.
Palavras-chave para SEO: energia nuclear, Google, NextEra Energy, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, Duane Arnold Energy Center, reativação de usina, energia limpa, investimento em energia, segurança nuclear, demanda energética, tecnologia, sustentabilidade energética, contrato de energia.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
