A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que reativará a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender à demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que operou por 45 anos e está desativada desde 2020, deve voltar a funcionar em 2029, com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.

O Google firmou um contrato de compra de energia com duração de 25 anos com a NextEra, que é uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos. A empresa de energia afirmou que o acordo comercial possibilita o investimento necessário para reabrir a planta nuclear.

Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a parceria exemplifica o modelo de investimento para ampliar a capacidade energética nacional, fornecendo energia limpa e confiável, sem comprometer acessibilidade e com criação de empregos que impulsionam a economia ligada à inteligência artificial.

Com o aumento da demanda por eletricidade provocado pela expansão da IA, o Google também anunciou a intenção de buscar novas oportunidades de geração nuclear junto à NextEra.

O crescente consumo de energia dos data centers de IA tem chamado a atenção do setor tecnológico. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgadas em abril, o consumo desses centros deve dobrar até 2030. Essa alta demanda tem feito com que empresas busquem fontes estáveis e de baixa emissão de carbono, o que aumenta o interesse pela energia nuclear.

Em 2023, a Microsoft assinou contrato semelhante para a reabertura da usina de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA), prevista para 2028. O movimento representa um “renascimento” da energia nuclear, que após o desastre de Fukushima em 2011 e o avanço do gás de xisto entrou em declínio.

Especialistas consultados pelo Financial Times alertam que a reativação de usinas nucleares exige atenção rigorosa aos padrões de segurança e regulação para evitar riscos ambientais e operacionais. A retomada de plantas desativadas deve respeitar protocolos que garantam a segurança da população e do meio ambiente.

A tendência mostra que a energia nuclear pode se tornar uma alternativa estratégica para suprir as necessidades energéticas do setor de tecnologia, que cresce rapidamente devido à expansão das aplicações de inteligência artificial.

Palavras-chave relacionadas:
energia nuclear, NextEra Energy, Google, usina nuclear Duane Arnold, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, energia limpa, reativação de usinas, segurança nuclear, investimento em energia, Three Mile Island, Microsoft, demanda energética, meio ambiente.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile