A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender a demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A previsão é que a planta volte a operar em 2029, com um investimento superior a US$ 1,6 bilhão viabilizado por um contrato de compra de energia de 25 anos firmado com o Google.
A usina nuclear foi desativada em 2020 após 45 anos de funcionamento. O projeto busca garantir o fornecimento estável e de baixo carbono necessário para sustentar o crescimento da IA, que exige grandes volumes de eletricidade. O acordo com o Google, segundo a NextEra, tornou possível o investimento para reabrir a planta.
Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos do Google e da Alphabet, destacou que a parceria é um modelo para ampliar a capacidade energética do país, proporcionando energia limpa e confiável, além de apoiar a geração de empregos vinculada ao avanço da IA.
O Google pretende ainda explorar novas oportunidades na geração de energia nuclear com a NextEra, em meio à crescente demanda do setor de IA por eletricidade. O consumo dos data centers usados em aplicações de inteligência artificial tem aumentado rapidamente, motivando a busca por fontes estáveis e de baixa emissão de carbono.
Em abril deste ano, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o consumo energético dos data centers pode dobrar até 2030. Essa perspectiva reforça o interesse das empresas de tecnologia pela energia nuclear, considerada uma alternativa limpa e constante.
Em 2023, a Microsoft firmou um contrato similar com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028. Esse movimento indica um “renascimento” da energia nuclear nos Estados Unidos, após uma queda de interesse causada pelo desastre de Fukushima, em 2011, e pela expansão do gás de xisto.
Especialistas consultados pelo Financial Times alertam que a reativação de usinas nucleares deve seguir rigorosos padrões de segurança e regulamentação para evitar riscos ambientais e operacionais. Eles recomendam cautela no processo de reabertura dessas instalações.
O aumento da demanda por energia no setor tecnológico, ocasionado pelo crescimento da inteligência artificial, tem levado a um reposicionamento estratégico sobre a matriz energética, valorizando fontes confiáveis e sustentáveis. A retomada de usinas nucleares faz parte dessa estratégia.
O projeto da NextEra e Google será acompanhado de perto para avaliar seus impactos econômicos, ambientais e sociais, considerando a complexidade e os cuidados necessários na operação de usinas nucleares desativadas.
—
Palavras-chave: NextEra Energy, Google, usina nuclear, Duane Arnold Energy Center, inteligência artificial, IA, energia limpa, data centers, energia nuclear, segurança nuclear, investimento energético, energia para tecnologia.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
