A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que

A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender à crescente demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que funcionou por 45 anos e está fechada desde 2020, deve voltar a operar em 2029.

O Google firmou um contrato de 25 anos com a NextEra para comprar energia da usina reativada, o que viabiliza o investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão. Segundo a companhia, o projeto tem como objetivo garantir uma fonte estável e limpa de eletricidade para a expansão das operações de IA da empresa.

Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a parceria representa um modelo para investimentos necessários em todo o país, visando ampliar a capacidade energética com geração de empregos e preservando a acessibilidade da energia.

A NextEra Energy destacou que o aumento da demanda por eletricidade causada pela IA levou a empresa e o Google a explorarem novas oportunidades de geração nuclear além da reativação da usina em Iowa.

O avanço da inteligência artificial tem pressionado o consumo energético global. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o uso de energia por data centers deve dobrar até 2030. Esse cenário faz com que grandes empresas de tecnologia busquem fontes de energia estáveis e com baixa emissão de carbono, o que impulsiona o interesse pela energia nuclear.

No mesmo ano, a Microsoft firmou um acordo semelhante para reabrir a usina nuclear Three Mile Island, na Pensilvânia, com previsão de retorno das operações em 2028. Esses movimentos indicam um “renascimento” da energia nuclear, após anos de declínio causados por eventos como o desastre de Fukushima, em 2011, e o aumento da oferta de gás de xisto.

Especialistas ouvidos pelo Financial Times alertam que reabrir usinas nucleares desativadas requer cautela e rigorosos padrões de segurança e regulação para evitar riscos ambientais e operacionais. Esses cuidados são essenciais para garantir a confiabilidade e segurança das plantas.

O interesse crescente pela energia nuclear reflete a busca das empresas por fontes que combinem energia limpa, confiável e em grande escala, atendendo a demanda crescente dos serviços baseados em inteligência artificial.

A reativação da Duane Arnold Energy Center pode servir de modelo para futuros investimentos em infraestruturas energéticas que suportem a transformação digital e o aumento do consumo energético global, especialmente no setor de tecnologia.

Palavras-chave relacionadas (SEO): energia nuclear, Google, NextEra Energy, inteligência artificial, Duane Arnold Energy Center, energia limpa, data centers, reativação de usina, consumo de energia, tecnologia, sustentabilidade energética, contrato de energia, Microsoft, Three Mile Island, retomada nuclear, IA.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile