A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) que vai reativar a usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa (EUA), para suprir a demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A planta, que ficou fechada desde 2020 após 45 anos de operação, deve voltar a funcionar em 2029 com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.
O Google assinou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra, acordo que viabiliza o financiamento para reabrir a usina. A empresa de tecnologia planeja ainda explorar novas oportunidades de colaboração com a NextEra para ampliar sua geração de energia nuclear, diante do aumento da demanda causado pela expansão da IA.
Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a parceria serve como modelo para ampliar a capacidade energética dos EUA com fontes limpas e confiáveis, gerando empregos e impulsionando a economia movida por IA. Segundo a NextEra, o projeto também busca garantir que a energia tenha acessibilidade.
O consumo de energia dos data centers, essenciais para a operação da IA, tem crescido significativamente. A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou em abril que essa demanda deve dobrar até 2030. Esse cenário tem levado empresas de tecnologia a buscar fontes estáveis e com baixa emissão de carbono, o que aumenta o interesse pela energia nuclear.
Em linha com essa tendência, a Microsoft firmou um contrato semelhante em 2023 com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028. O Financial Times destaca que a energia nuclear vive um “renascimento” após queda contínua desde o desastre de Fukushima, em 2011, e avanço do gás de xisto.
Especialistas consultados pelo Financial Times ressaltam que a reativação de usinas nucleares exige cuidado e a observância de rigorosos padrões de segurança e regulação para evitar riscos ambientais e operacionais. A reabertura de plantas desativadas não pode comprometer esses critérios.
O interesse renovado na energia nuclear reflete a busca das empresas por soluções energéticas que possam acompanhar a rápida expansão da IA sem comprometer a sustentabilidade. A previsão é que mais projetos semelhantes sejam anunciados à medida que a demanda por eletricidade dos data centers continue crescendo.
No contexto atual, a NextEra Energy, uma das maiores companhias de energia dos EUA, lidera investimentos para ampliar a oferta de energia limpa, alinhada às necessidades tecnológicas e ambientais. A reativação da usina em Iowa é exemplo desse movimento.
A parceria entre Google e NextEra demonstra a importância de contratos de longo prazo para viabilizar grandes investimentos em infraestrutura energética. Esse modelo pode servir para outros setores que dependem de fornecimento estável e sustentável.
Em síntese, a reativação da Duane Arnold Energy Center indica uma resposta do setor energético às demandas crescentes da inteligência artificial, unindo fontes nucleares e contratos estratégicos para garantir fornecimento eficiente e com menor impacto ambiental.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO: usina nuclear, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, energia nuclear, data centers, Duane Arnold Energy Center, energia limpa, contrato de energia, reabertura de usinas, demanda energética, energia sustentável, investimentos em energia, Microsoft, Three Mile Island, segurança nuclear.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
