A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para atender à demanda energética dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que operou por 45 anos antes de ser desativada em 2020, deve voltar a funcionar em 2029 com um investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão.
O Google firmou um contrato de compra de energia de 25 anos com a NextEra, principal financiamento para a reabertura da planta. A empresa de tecnologia visa garantir o fornecimento estável e limpo de eletricidade para seus data centers de IA, que têm consumido volumes crescentes de energia.
Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que o acordo com a NextEra demonstra como ampliar a capacidade energética pode impulsionar uma economia movida por inteligência artificial, gerando empregos e mantendo a acessibilidade da energia limpa.
O aumento da demanda por eletricidade nos data centers tem sido impulsionado pelo avanço acelerado da inteligência artificial. A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou em abril que o consumo de energia desses centros pode dobrar até 2030. Essa realidade leva empresas de tecnologia a buscarem fontes mais sustentáveis e confiáveis.
Além do Google, outras empresas do setor também adotam a energia nuclear para suprir suas necessidades. Em 2023, a Microsoft assinou um contrato semelhante com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028.
Segundo o Financial Times, a energia nuclear tem apresentado um “renascimento” nos últimos anos após um declínio que se seguiu aos impactos do desastre de Fukushima, em 2011, e à expansão do gás de xisto nos Estados Unidos. Agora, a busca por fontes limpas e constantes reacende o interesse nessa forma de geração.
Especialistas ouvidos pelo Financial Times alertam que a reativação de usinas nucleares deve ser conduzida com cautela. A reabertura precisa cumprir rigorosos padrões de segurança e regulamentação para minimizar riscos ambientais e operacionais.
O Google declarou também sua intenção de explorar outras oportunidades de geração nuclear junto à NextEra, acompanhando o crescimento da demanda por eletricidade causada pela expansão da inteligência artificial.
A NextEra Energy é uma das maiores companhias do setor nos Estados Unidos, e seu investimento na usina Duane Arnold reflete a tendência de ampliar a oferta de energia nuclear para suportar a infraestrutura tecnológica que demanda alta capacidade elétrica.
Com a pressão crescente para reduzir emissões e garantir a estabilidade do fornecimento, o uso da energia nuclear em data centers de IA tem se consolidado como uma alternativa estratégica para grandes empresas de tecnologia.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO:
energia nuclear, usina nuclear reativada, NextEra Energy, Google, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, energia limpa, investimentos em energia, Duane Arnold Energy Center, contratos de energia, demanda energética, Microsoft, Three Mile Island, segurança nuclear, regulação ambiental, geração de eletricidade, tecnologia e energia, infraestrutura de IA.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
